Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 22/02/2012 | 16h07

Euro NCAP revê pontuação, Honda Civic vai bem

Jeep Compass obteve só 2 estrelas no teste

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Euro NCAP apertou os critérios de pontuação este ano. Agora, para obter cinco estrelas, um veículo deve alcançar ao menos 80% dos pontos disponíveis para proteção de adultos e 75% às crianças. Alguns anos atrás a nota máxima podia ser obtida com o cumprimento de apenas 25% dos pontos possíveis. Nos dois primeiros crash tests realizados sob as novas métricas, o novo Jeep Compass obteve apenas duas estrelas, enquanto o Honda Civic (foto) ganhou cinco.

Segundo explicações da empresa especializada em segurança veicular, após a sessão de testes, as estruturas no painel do Compass apresentaram risco de lesão nos joelhos e fêmures do condutor e passageiro da frente. No impacto lateral, os dados obtidos indicaram risco de lesão torácica grave, mesmo com airbag instalado.

A proteção a pedestres em eventual atropelamento obteve apenas 43% da pontuação por causa do desenho do para-choque e da borda frontal do capô. E quase toda a superfície da tampa do motor teve avaliação ruim em eventual impacto da cabeça de um adulto. No teste contra barreira lateral, o carro obteve pontuação máxima. Na avaliação com crianças o Jeep atingiu 76% dos pontos. A assistência à segurança alcançou 43% da pontuação. Embora o controle eletrônico de estabilidade seja item de série, a Euro NCAP critica o fato de o carro não ter limitador de velocidade.

Já o Honda Civic na versão hatch manteve as cinco estrelas da edição anterior do teste. Seu habitáculo se manteve estável no impacto frontal. Os dados de teste mostram boa proteção dos joelhos e fêmures, com algum risco para os joelhos dos motoristas de diferentes tamanhos e para aqueles sentados em posições diferentes.

O modelo atingiu pontuação máxima no teste de barreira lateral. A proteção às crianças também se mostrou adequada e o carro obteve 83% dos pontos disponíveis nesse quesito. A proteção aos pedestres do Civic hatch atingiu 69% dos pontos. O para-choque e a borda frontal do capô obtiveram pontuação máxima. A superfície da tampa do motor apresentou resultados mistos. No quesito assistência à segurança, o carro alcançou 86% dos pontos. O Civic hatch testado tinha controle eletrônico de estabilidade como item de série e etiquetas de advertência apropriadas ao uso do cinto de segurança.

Oito carros testados no ano passado também atingiram os requisitos mais rigorosos de 2012 para obtenção das cinco estrelas. Foram eles o BMW Série 1, o BMW X1, o Ford Focus, a picape Ford Ranger, o Mercedes-Benz Classe M, o Nissan Leaf, o Subaru XV e o Volvo V60.

Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP, avaliou que os resultados publicados na quarta-feira, 22, “mostram claramente que as cinco estrelas de hoje valem muito mais do que as cinco estrelas de alguns anos atrás”. Ratingen afirma que a exigência maior acompanha a evolução natural dos veículos. “Carros baseados em tecnologia mais antiga, reestilizados e promovidos como novidades, não têm o mesmo nível de segurança dos modelos mais novos, desenvolvidos diante de novas metas. Consumidores interessados em uma comparação justa não serão enganados por esses resultados”, afirmou.



Tags: Euro NCAP, Honda Civic, Jeep Compass, lesão torácica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência