Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 22/02/2012 | 17h47

Simulador Ford garante mais segurança a novos projetos

Equipamento americano Virttex reproduz imagens e sensações ao volante

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Ford vem utilizando nos Estados Unidos um novo simulador de realidade virtual para tornar mais seguros seus projetos globais como o futuro EcoSport, a picape Ranger e o sedã Fusion. Conhecido como Virttex, de Virtual Test Track Experiment, o equipamento utiliza uma imagem digital em alta resolução para medir as reações do motorista sob diversas condições.

Composto por uma cúpula (foto) montada sobre braços hidráulicos que simulam os movimentos de um veículo, o Virttex tem projetores em 360 graus que recriam o cenário externo em sincronismo com os comandos de aceleração, frenagem e direção. Entre as soluções buscadas pelo simulador estão novos sistemas de segurança ativa e de assistência ao motorista, como alertas contra colisão, sonolência e outras situações perigosas ao volante.

“O Virttex nos ajuda a desenvolver futuros equipamentos de segurança e assistência ao motorista”, diz Mike Blommer, líder técnico do laboratório. “Os aprimoramentos feitos na resolução, brilho e recursos de imagem ampliam nossa capacidade de estudo.” A visão de 360 graus ajuda os engenheiros a avaliar o desempenho do motorista sob todos os ângulos. O banco de imagens permite criar cenários realistas de várias situações de tráfego, incluindo pedestres e pontos de referência nas estradas.

Segundo a Ford, entre outros avanços, o Virttex ajudou a desenvolver o sistema de alerta de mudança de faixa e colisão que equipará o novo Ford Fusion. O item foi projetado para evitar ou reduzir o efeito de colisões traseiras e se baseou nas respostas e tempo de reação dos motoristas obtidos com o simulador.

A Ford continua a pesquisar diferentes tipos de alerta, inclusive avisos sonoros, visuais e táteis ou vibratórios, e também as situações em que eles são mais eficientes sozinhos ou combinados.



Tags: Ford, Virttex, EcoSport, Ranger, Fusion, Mike Blommer.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência