Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 29/02/2012 | 10h02

Conpet lança consulta interativa

Página permite ver consumo de combustível e comparar modelos semelhantes

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

A Petrobras e o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) lançaram consulta interativa na internet (veja aqui) com informações sobre o consumo de combustível dos veículos que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

O objetivo do programa é permitir que os consumidores conheçam a eficiência energética dos veículos. A adesão das montadoras é renovável a cada ano e voluntária. Por isso, nem todos os carros estão lá. Como exemplo, só é possível comparar o consumo das versões 2.0 do Ford EcoSport e do Renault Duster. No caso da motorização 1.6 só estão disponíveis os valores do Ford.

Os modelos que participam recebem uma etiqueta com a classificação do veículo quanto à eficiência energética em sua categoria e os valores de referência da quilometragem por litro.

Fatores como a falta de manutenção, pneus descalibrados, acelerações e frenagens bruscas, trânsito congestionado, velocidade elevada, combustível inapropriado, condições adversas da via ou excesso de peso também nos resultados, podendo aumentar em mais de 20% o consumo de combustível.

O Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia. Coordenado pela Petrobras, ele visa a estimular o uso eficiente dos derivados de petróleo e de gás natural. Suas ações acabam promovendo o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.



Tags: Petrobras, Conpet, Etiquetagem, Ministério de Minas e Energia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência