Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 29/02/2012 | 12h58

Umicore é uma das empresas mais sustentáveis do mundo

Ranking global elenca cem empresas, oito são do setor automotivo

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Umicore, multinacional fabricante de catalisadores para veículos leves e pesados, é a empresa mais próxima do setor automobilístico a estar entre as dez mais sustentáveis do mundo, segundo o Ranking Global 100, elaborado a partir de estudo anual da revista canadense Corporate Knights, especializada em desenvolvimento sustentável e que chegou a sua oitava edição em 2012.

A lista reúne um grupo de cem empresas de 22 países com atuação em todos os setores da economia e que são avaliadas em dez indicadores de desempenho: produtividade energética, produtividade de carbono, produtividade hídrica, produtividade sobre desperdício, diversidade na liderança (porcentagem de mulheres em cargos diretivos), proporção de pagamentos, produtividade em segurança, capacidade de inovação, relação entre sustentabilidade e pagamentos e impostos pagos em dinheiro.

A Umicore, que atua no Brasil por meio de duas fábricas, em Guarulhos e Americana, ambas em São Paulo, aparece na oitava posição do ranking deste ano. A empresa foi apontada pela primeira vez no Global 100 em 2010, quando ocupou a 44º posição. No ano passado a companhia subiu para a 5º colocação.

Das cem empresas listadas, 8 são do setor automotivo, incluindo a Umicore. As demais são Toyota, a melhor colocada entre as montadoras, na 21º posição, Mitsubishi, na 35º, seguida imediatamente pela Scania. A fabricante de motocicletas Yamaha aparece na 44º posição, a Renault, na 50º, a Komatsu, fabricante de máquinas e equipamentos de construção, na 52º, e a Nissan fecha o grupo automotivo, na 80º posição.

O ranking Global inclui três empresas brasileiras, com destaque para a Natura Cosméticos, a segunda maior empresa mais sustentável do mundo, segundo a lista. As outras duas são Banco Bradesco, na 61º posição, e a Petrobras, que ocupa a 81º colocação da lista. Para ver o ranking completo, clique aqui.



Tags: Umicore, Ranking Global 100, sustentabilidade, Corporate Knights, produtividade, carbono.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência