Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 05/03/2012 | 14h30

Continental: mulheres são maioria entre trainees de P&D

Setor de pesquisa e desenvolvimento deixou de ser universo masculino

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Desde 1° de março, 11 engenheiros e graduados em ciências começaram o novo ano do programa de treinamento “Explore Tires Research & Development” da divisão de pneus da Continental. Os novos trainees em pesquisa e desenvolvimento (P&D) são provenientes de seis diferentes países e, neste ano, as mulheres alcançaram a maioria. Como parte do programa, seis mulheres e cinco homens irão trabalhar em diferentes áreas de P&D, produção e marketing. Há anos a Continental tem registrado um crescente número de mulheres entre os novos recrutados em P&D.

“Pesquisa e desenvolvimento, particularmente na indústria automotiva, é frequentemente um mundo exclusivamente masculino. Na realidade, as coisas são diferentes na Continental. No ano que terminou, mais de um terço dos novos contratados em desenvolvimento de pneus foi de mulheres”, afirma Geert Roik, chefe de pesquisa e desenvolvimento de pneus para veículos comerciais da Continental.

“Também notamos um crescente número de mulheres se engajando em nosso programa internacional de treinamento em P&D. Geralmente, temos por objetivo um índice balanceado entre candidatos homens e mulheres. O curso deste ano deu um claro sinal da maioria feminina. Isso mostra a elevada qualificação entre as candidatas”, complementa.

A Continental apoia de forma consciente a promoção e o desenvolvimento do talento feminino. Um exemplo é Franziska Neef (foto), que se uniu ao programa mundial de pneus para veículos comerciais em 2002 após completar sua graduação em engenharia mecânica. Hoje ela lidera um time que desenvolve produtos e soluções para pneus recapados para veículos comerciais. “O atraente em minha função é que o desenvolvimento para pneus recapados é multifacetado e está ligado a outras áreas. Por exemplo: minha equipe trabalha próxima aos colegas de desenvolvimento de pneus para assegurar que a carcaça, coração de todo o pneu, tenha uma vida longa e possa ganhar outras bandas de rodagem várias vezes”, ressalta. Franziska não identifica diferenças entre homens e mulheres na pesquisa de pneus: “Aqui, todos têm seu desempenho analisado da mesma forma. As discussões, por exemplo, são muito mais interessantes e variadas em razão das diferentes abordagens”, acrescenta.

A divisão de Pneus da Continental oferece dois diferentes programas de treinamento nas áreas de P&D e de produção. Eles são voltados a graduados dos campos de engenharia mecânica, química, engenharia química e física. Cerca de 15 trainees são recrutados em todo o mundo a cada ano e podem escolher um dos dois programas, que contam com diversas datas de início.

O programa de treinamento “Explore Tires Research & Development” está sediado no Centro de Tecnologia de Hanover Stöcken e tem como alvo específico candidatos estrangeiros. Além dos projetos de P&D em Hanover, cada trainee também completa um projeto em uma das fábricas no exterior.

O programa “Explore Tires Manufacturing & Engineering” é desenvolvido nas fábricas da Continental na Europa, Ásia, África e América do Norte e do Sul. Os participantes dessas regiões passam a maior parte do programa de 24 meses na fábrica de pneus de seu país de origem. Como parte da estada de seis meses em Hanover, eles também completam um ou mais projetos no centro tecnológico global e nos departamentos centrais de manufatura e engenharia de Hanover Stöcken. É possível obter informações adicionais sobre os programas de treinamento Continental Explore Tires na página www.careers-continental.com.



Tags: Continental, Trainee, Pesquisa e Desenvolvimento, Geert Roik, Franziska Neef.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência