Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/03/2012 | 16h06

Anfavea: média diária de fevereiro salva bimestre

Entidade vê tendência de crescimento do mercado

Sueli Reis, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

Os licenciamentos de veículos em fevereiro foram considerados favoráveis pela Anfavea, apesar de não apresentarem crescimento no comparativo mensal ou anual. Cledorvino Belini, presidente da entidade, salientou o resultado pelos cálculos da média diária. O executivo explica que, apesar da queda de 7% sobre janeiro, para 249,5 mil unidades, incluindo veículos comerciais pesados, o desempenho de fevereiro foi melhor que o do mês anterior, mesmo com três dias úteis a menos: a média ficou 7,7% acima da registrada em janeiro, para 13,1 mil unidades vendidas em cada um dos 19 dias úteis do mês passado, enquanto janeiro, com 22 dias úteis, vendeu-se 12,1 mil unidades por dia. “Em volume absoluto foi menor, mas a média diária foi superior.”

-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea

Na comparação com fevereiro de 2011, as vendas recuaram 9%. Apesar deste resultado, Belini afirma que a Anfavea vê o ano com otimismo: “Os efeitos da redução de juros do IOF devem começar a aparecer, o que contribuirá para uma conjuntura mais positiva nos próximos meses”, disse.

Os licenciamentos do primeiro bimestre somaram 517,8 mil unidades, uma leve queda de 0,2% sobre mesmo período de 2011, o que para Belini representa um cenário de empate, já que ambos os períodos tiveram o mesmo número de dias úteis, 41. Ele aponta indicadores que influenciaram o mercado no período, como os juros, que em janeiro ficaram estáveis com relação a janeiro de 2011, a melhora no índice de confiança do consumidor e a inadimplência acima de 90 dias, que aumentou 2.7 pontos porcentuais, para 5,3% este ano. “A inadimplência para veículos continua abaixo do apurado para todos os bens, que está em 7,6%, e ela atingiu o seu limite, cuja tendência, segundo especialistas, é se manter neste patamar ou cair.”

A participação de veículos importados pela Anfavea fechou o primeiro bimestre em 24,9%. Os licenciamentos desses modelos aumentaram 8% sobre mesmo intervalo de 2011, para 129 mil unidades, enquanto que as vendas de modelos produzidos localmente recuaram 2,7%, para 389 mil.

A entidade manteve as projeções para o ano: espera aumento de 4% a 5% sobre 2011, para 3,7 ou 3,8 milhões de unidades, considerando crescimento do PIB entre 3% e 3,5%.


Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, veículos, mercado, vendas, licenciamentos, média diária, Cledorvino Belini, IOF, inadimplência, juros, PIB, importados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV