Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/03/2012 | 18h12

Vendas de máquinas agrícolas crescem 10% em fevereiro

Mês puxa alta do primeiro bimestre, de 0,7%

Sueli Reis, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

O segmento de máquinas agrícolas atingiu em fevereiro o pico das vendas para o período sazonal, que antecede a nova safra. Segundo a Anfavea, as entregas do mês passado cresceram 10,4% com relação a janeiro, para 9,2 mil unidades. O diretor da entidade, Milton Rego, explica que janeiro é tradicionalmente um mês forte para o setor, para formar estoque, e que em fevereiro acontece um movimento natural de redução desse estoque, garantindo a alta das vendas.

-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea

Sobre fevereiro do ano passado, entretanto, as vendas recuaram 6,4%. Para Rego, o resultado não preocupa, “ainda está em linha com as previsões de estabilidade”, disse. A entidade projeta crescimento zero para o setor em 2012, com o mesmo volume de venda apurado no ano passado, 65,3 mil unidades.

No primeiro bimestre, as revendas compraram das fabricantes 9,2 mil máquinas agrícolas, volume 0,7% acima do registrado em igual período de 2011. Do total entregue à rede em dois meses, 7,1 mil são tratores e 1,1 mil são colheitadeiras, os produtos de maior participação nas vendas totais do segmento. Geralmente, por causa da sazonalidade, as vendas de tratores são mais fortes entre abril e setembro, enquanto as de colheitadeiras são realizadas entre novembro e março.

Puxada pelo mercado interno, a produção de máquinas agrícolas cresceu 11,4% no primeiro bimestre, para 13,6 mil unidades, das quais 9,6 mil foram tratores de roda. O ritmo das linhas foi mais acelerado em fevereiro do que em janeiro, crescendo 1,4%, mas recuou 1,2% ante fevereiro de 2011.



Tags: Anfavea, máquinas agrícolas, tratores, colheitadeiras, safra, Milton Rego, sazonalidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência