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Mercado e Negócios | 06/03/2012 | 19h45

Máquinas agrícolas: Argentina complica exportações

País vizinho já afeta produção nas fábricas brasileiras

Sueli Reis, Automotive Business

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Sueli Reis, AB

Apesar de as exportações de máquinas agrícolas terem crescido 10,5% no primeiro bimestre deste ano, na comparação com o mesmo intervalo de 2010, com 2,9 mil unidades embarcadas, o País continua enfrentando dificuldades com a Argentina, principal mercado externo consumidor do segmento. Só no ano passado, o país vizinho foi responsável por 57% da queda das vendas externas, revela Milton Rego, diretor da Anfavea, a associação nacional dos fabricantes de veículos.

“Nossa previsão inicial é de que não haverá queda nas exportações este ano. Entretanto, se a situação com a Argentina não se regularizar em no máximo dois meses, vamos ter de trabalhar com um cenário de queda para 2012.”

O País também enfrenta dificuldades fora da América Latina, região que ocupa a primeira posição em importância para as exportações do segmento. As máquinas nacionais vêm perdendo mercado nos Estados Unidos, segundo mercado em importância. “Nossa falta de competitividade tem reduzido o porcentual de participação no mercado norte-americano pelo menos nos últimos seis anos, e perdemos para as matrizes europeias e para as empresas instaladas na Índia e Turquia.”

Também por falta de competitividade as vendas têm caído na África, terceiro principal mercado consumidor de máquinas agrícolas brasileiras. Porém, segundo o diretor da Anfavea, ainda há alguma expectativa positiva com relação ao continente, que está aderindo ao programa Mais Alimentos, numa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) brasileiro com países como Gana, Zimbábue, Moçambique, Senegal e Quênia. “Esperamos que esta seja a oportunidade para a retomada dos produtos brasileiros na África”, conclui.



Tags: Anfavea, máquinas agrícolas, Milton Rego, exportações, Mais Alimentos, Argentina.

Comentários

  • Benhur Rordirgues

    o fator de competitividade que aflingi cada vez mais o empresariado é com situação tributária que governo impõe às empresas, refletindo diretamente no produto final e reduzindo as margens. Devemos rever a carga tributária de países desenvolvidos que ajudem o Brasil a buscar mais espaço no mercado externo e com menos efeito colateral aos brasileiros, ou nelhor, que movimente o negócio com mais geração de emprego e renda.

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