Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 08/03/2012 | 18h35

Cliente feliz e receita 20% maior em revenda Volkswagen

Parceria com a Holomática impulsiona negócios

Automotive Business

Jairo Morelli

Em cenário de comoditização na manufatura e produtos automotivos, como chegar à diferenciação e fidelizar clientes, recorrendo a iniciativas na área de serviços? A resposta pode estar nos serviços de pós-venda, embora não existam fórmulas mágicas para atender fabricantes e distribuidores. Na esteira desse raciocínio, a Volkswagen priorizou no planejamento estratégico, traçado em 2008 para alcançar a liderança global em produtos e serviços em 2018, a excelência no atendimento.

“Aplicamos recursos consideráveis em pesquisas de mercado para identificar as carências nas revendas. A partir dos resultados, definimos um novo processo de trabalho e desenhamos o programa Atenção Total ao Cliente”, explica Marco Aurélio Fróes (foto), especialista em pós-vendas e coordenador da iniciativa. A Holomática foi selecionada como parceira no desenvolvimento do modelo de concessionária ideal na prestação de serviços e colocou três dezenas de consultores para atuar diretamente da rede de distribuição, promovendo treinamento, melhorando fluxos e qualificando pessoal.

AVALIAÇÃO

O ATC começou com 300 concessionárias (do total de 600) e certificou 270 até o final de 2011. Froes assegura que as casas certificadas registraram um avanço na satisfação dos consumidores em 25% e da receita em 20%, com tendência de alta. “Nossa expectativa é fechar o ano com 80% da rede certificada e mudanças no relacionamento com 95% dos clientes”, esclarece o executivo.

A implantação da nova filosofia de atendimento contempla, em media, quatro meses de treinamentos, ministrados por profissionais da empresa de São Bernardo do Campo. O custo dos serviços fica em torno de R$ 45 mil para cada revenda, mas pode avançar para R$ 140 mil, dependendo do escopo de trabalho. Após a certificação vêm as avaliações mensais e as recertificações semestrais.

Para a concessionária obter a certificação deve atingir um grau máximo de funcionamento baseado em nove critérios de atendimento ao cliente. A avaliação adota critérios baseados na prospecção, agendamento prévio dos serviços (um dos pontos fortes do programa), recepção customizada e entrega das peças e trabalhos realizados pela concessionária.

Além da qualificação na gestão, com o atestado as revendas recebem compensações financeiras da montadora para os serviços correspondentes à garantia. Os adicionais são vantajosos e podem chegar a acréscimo de 30% das compensações tradicionais.



Tags: Volkswagen, Holomática, distribuição, revendas, TI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência