Fiat contrata 2.600 trabalhadores da logística
Empresa quer montar 950 mil veículos/ano em 2014.
Redação AB
Redação AB, com Estado de Minas e Agência Estado
Acordo assinado entre Fiat Automóveis e Sindicato dos Metalúrgicos de Betim fará com que 2.600 trabalhadores em atividades de logística interna na planta, empregados da Ceva Logistics e Syncreon, passem a ser diretamente contratados pela montadora. Os trabalhadores serão convidados a se transferir para a Fiat, em operação a ser completada em 1º de junho, quando a montadora passará a contar com 18.400 trabalhadores - 27% a mais do que há seis meses.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, João Alves de Almeida o acordo representa uma vitória, mas não repõe as perdas ao longo de mais de 14 anos de trabalho. “Boa parte dos trabalhadores já deixou a empresa e perdeu seus direitos”. Ele destaca que, com o acordo, além da perspectiva de ganho salarial, os trabalhadores também passarão a ter direito à Participação nos Lucros ou Resultados negociada com a montadora e a outros benefícios.
“Trata-se de ganho importante não apenas para estes trabalhadores e suas famílias como para a própria economia local”, acrescenta Almeida. As atividades de logística haviam sido terceirizadas em 1997. Na época, 370 trabalhadores foram absorvidos pela empresa holandesa TNT Logistics, que assumiu o serviço.
O diretor de relações industriais da Fiat, Adauto Duarte, disse que a absorção dos trabalhadores é a etapa final do "rearranjo produtivo" que a empresa adotou para realizar investimentos de R$ 7 bilhões em sua operação mineira. O objetivo é aumentar em 26% a produção atual.
"Este é mais um passo para chegarmos à produção de 950 mil veículos ao ano em 2014", observou, explicando que os trabalhadores que serão contratados atuam no manuseio, transporte e armazenamento de peças.
Tags: Fiat Automóveis, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Fiemg, logística, PLR.