Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 16/03/2012 | 19h55

Mercado aprofunda queda na quinzena

Vendas recuam quase 7% sobre igual período de 2011

Pedro Kutney, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Kutney, AB

As vendas de veículos na primeira quinzena de março recuaram 6,87% em relação ao mesmo período de 2011 e 2,85% na comparação com a primeira metade de fevereiro passado, segundo números do Registro Nacional de Veículos (Renavam) divulgados na sexta-feira, 16, pela Fenabrave, a associação dos concessionários.

Nos primeiros 11 dias úteis de março, foram emplacados no País 140,8 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 144,9 mil na primeira quinzena de fevereiro e 151,2 mil na primeira metade de março de 2011, que teve menos dias de licenciamentos, pois o carnaval do ano passado caiu entre os dias 5 e 8. Por isso a queda das vendas observada agora pode ser considerada preocupante. Se essa tendência se confirmar, o primeiro trimestre terminará abaixo das expectativas da indústria e pode colocar em dúvida as projeções deste ano, de crescimento de 4% a 5% do mercado doméstico em 2012.

Os 132,9 mil veículos leves emplacados na quinzena representam queda de 6,6% em comparação com igual intervalo de março de 2011 e de 2,8% contra fevereiro.

O retrocesso mais pronunciado ocorreu no segmento de caminhões, com 6,4 mil unidades licenciadas no período e decréscimo de 12% ante os mesmos quinze dias do ano passado e de 1% sobre o mês anterior. Nas vendas de ônibus (1,5 mil) o recuo foi de 6,4% ante a primeira metade de março de 2011 e de 11,8% em relação a fevereiro. Esse resultado já era esperado, em virtude da entrada em vigor, este ano, da sétima etapa do programa de redução de emissões de veículos a diesel, que encareceu os novos modelos equipados com motores Euro 5. Até o fim do mês as concessionárias ainda poderão vender caminhões e ônibus Euro 3 em estoque, fabricados até dezembro passado.

Na primeira quinzena de março não houve alterações na parte de cima do ranking das marcas mais vendidas. A Fiat continua em primeiro, com participação de 22,4% das vendas, seguida pela Volkswagen (20,8%), Chevrolet (18,1%), Ford (9,3%), Renault (6,7%) e a Nissan (3,3%), que desde o fim do ano passado subiu ao 6º posto da lista.

No ranking dos carros mais vendidos, na quinzena o Fiat Uno (10.955 unidades) passou o VW Gol (9.973) por cerca de 1 mil unidades, enquanto o Fiat Palio subiu à terceira posição da lista, com 6.549 emplacamentos.



Tags: Vendas, emplacamentos, mercado, Fenabrave, Renavam, quinzena, março.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência