Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 16/03/2012 | 19h52

Volare está otimista com Euro 5

Companhia já vendeu 100 ônibus com a tecnologia

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

A Volare apresentou sua linha de micro-ônibus equipada com tecnologia para atender a nova etapa da legislação de emissões para veículos comerciais, Proconve P7, ou Euro 5. A apresentação marca o início efetivo das vendas dos novos modelos, uma vez que o estoque de Euro 3 já foi comercializado. A expectativa para a nova fase é positiva mesmo com o aumento de 11% a 13% nos preços.

A companhia aposta que este ano o mercado doméstico de micro-ônibus será igual ao de 2011, com 7,5 mil unidades. Neste cenário, a Volare pretende repetir o número do ano passado, de 4,7 mil veículos vendidos no País. O primeiro bimestre foi positivo, ainda impulsionado pelo emplacamento de modelos Euro 3. Milton Susin, diretor da empresa, afirma que o estoque de 700 veículos acabou no início de março. Foram comercializados ainda outros 100 ônibus Euro 5.

Depois do acelerado início de ano, a fabricante espera arrefecimento no segundo trimestre. “Todo mundo fala de antecipação das compras, mas ninguém cita a postergação de compras”, lembra o executivo. Segundo ele, até o meio do ano os clientes devem se manter em compasso de espera, sem a opção por adquirir ônibus Euro 3, mas ainda aguardando a consolidação do Proconve P7, com ampliação da distribuição de diesel S50 e do reagente catalítico Arla 32.

Já no segundo semestre a demanda deve voltar a ficar aquecida. “As compras não podem ser adiadas para sempre”, lembra. A expectativa está relacionada à definição do Finame Verde, linha de financiamento voltada aos veículos com a tecnologia de emissões (leia aqui). O objetivo seria amortecer o impacto do aumento de preço dos novos caminhões e ônibus. A oferta do crédito, no entanto, ainda não foi confirmada.

LINHA EURO 5

Cummins e MWM International são as fabricantes dos motores Euro 5 com sistema SCR de tratamento de gases que equipam os novos micro-ônibus da Volare. Os veículos tiveram ganho superior a 10% em potência. Além do propulsor, a única mudança na linha foi a grade dianteira, que ganhou novo desenho para identificar as unidades com a tecnologia de emissões.

Desde o início de 2011 a companhia treina a rede de concessionárias para comercializar os modelos. Entre os argumentos de venda está a durabilidade até 20% superior e o intervalo maior entre as revisões. Além disso, a empresa garante que os novos veículos têm consumo de combustível entre 8% e 12% menor. O investimento em Arla 32, solução necessária para fazer funcionar o sistema SCR, abate parte da economia. Ainda assim, a fabricante garante que há redução de 2% a 3% nos custos.


Assista à entrevista exclusiva com Milton Susin, diretor da Volare:



Tags: Volare, Euro 5, ônibus, Proconve P7, emissões, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência