Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 19/03/2012 | 12h28

GM e PSA Peugeot Citroën: acordo vai além de compras conjuntas

Montadoras querem começar desenvolvimento de carros ainda este ano, revela Dan Akerson

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A parceria entre a General Motors e a PSA Peugeot Citroën, anunciada no fim do mês passado, “vai muito além da sociedade para compras conjuntas e compartilhamento de peças”, disse o presidente da GM, Dan Akerson, ao jornal norte-americano The Wall Street Journal. Segundo o executivo, as montadoras querem começar a desenvolver em conjunto pelo menos dois automóveis ainda este ano, que devem chegar ao mercado mundial em 2016.

O primeiro veículo a ser vendido sob a aliança deve ser um compacto para o mercado sul-americano. Ambas já trabalham com modelos nesta categoria, como os Chevrolet Corsa e Celta e o Citroën C3. O segundo modelo seria um sedã com entrada no mercado prevista para o segundo semestre.

O presidente da GM também informou que a montadora começou a transferir alguns executivos para a Europa para trabalhar na expansão da aliança e que a GM e a PSA pretendem se unir em vários mercados, em vez de se concentrarem na Europa. "Não é só redução de capacidade", disse Akerson, respondendo a críticos que dizem que o acordo não ataca os problemas de excesso de capacidade da GM na Europa. "É toda uma nova maneira de ver os negócios. Vai haver outras iniciativas específicas que vão sustentar o acordo original; este acordo pode trazer ganhos significativos em vários níveis."

Pelo novo acordo, a GM aceitou aceitou pagar cerca de US$ 420 milhões em uma participação de 7% na Peugeot, tornando-se assim o segundo maior acionista do grupo francês, atrás da família Peugeot (leia aqui).

Com informações do jornal The Wall Street Journal.



Tags: GM, PSA Peugeot Citroën, Dan Akerson, parceria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência