Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 21/03/2012 | 12h17

Ministra do Planejamento: incentivos para indústria serão anunciados em abril

Regime automotivo deve ser parte do anúncio

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Brasil poderá anunciar novos incentivos para a indústria em abril, como parte de uma iniciativa para aumentar a competitividade do País, sinalizou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em entrevista à agência Dow Jones, citada pelo jornal The Wall Street Journal.

“Um anúncio oficial provavelmente será feito no mês que vem, quando a presidente Dilma Rousseff volta de viagem”, disse Belchior, se referindo à reunião que a presidente participará na Índia no dia 29 de março com os líderes dos países que formam o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O anúncio deve vir em conjunto com o novo regime automotivo do País, onde um aumento de 30 pontos porcentuais no imposto sobre veículos importados foi decretado em dezembro para deter o excesso das importações do setor.

Além do aumento do IPI para veículos importados, o País adotou outras medidas na tentativa de tornar a indústria nacional mais competitiva, como a redução de imposto sobre a folha de pagamento em alguns setores, incluindo calçados, móveis e software, como parte do programa Brasil Maior. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse essa semana que os cortes provavelmente alcançarão todos os setores exportadores, mas Belchior disse à Dow Jones que o governo ainda estuda atentamente quais setores iriam se beneficiar, a fim de não "patrocinar ineficiências" no mercado.

A medida de corte nos impostos sobre a folha de pagamento deve ser permanente e provavelmente será expandida para outros setores, disse a ministra, que não quis dizer quais setores poderiam ser os próximos beneficiados.

Segundo ela, o governo também pretende restringir os custos administrativos e as contratações, como parte de um plano amplo de redução geral de despesas, apontou a ministra durante o encontro anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Montevidéu, no Uruguai. No ano passado, o excesso de gastos governamentais agiu contra as tentativas do Banco Central de controlar a inflação por meio do aperto monetário.



Tags: Regime automotivo, desoneração, Plano Brasil Maior, indústria, competitividade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência