Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 23/03/2012 | 17h16

Brasil quer voltar a discutir comércio com Argentina

Ministro Fernando Pimentel levará queixas de empresários brasileiros

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O governo brasileiro pretende voltar a discutir as medidas adotadas pela Argentina sobre o comércio com o Brasil, revelou nesta sexta-feira, 23, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, durante entrevista com correspondentes estrangeiros em Brasília, DF.

“Há muitas queixas de empresários brasileiros. Parece que a Argentina está com problemas e devemos, de forma madura, tratar de ajudar a solucioná-los”, disse.

Segundo o ministro, muitas exigências do setor privado brasileiro se devem ao novo regime de declaração antecipada de importação estabelecida pelo governo argentino, o que obriga as empresas desse país a antecipar suas previsões de compras, que depois devem ser aprovadas pelas autoridades antes de concretizadas.

A situação deve ser discutida por uma missão oficial brasileira que se propõe a viajar para Buenos Aires nas próximas semanas, informou o ministro.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Indústrias do Brasil (CNI), as exportações à Argentina caíram 22% nos dois primeiros meses deste ano. No setor automotivo, a maior dificuldade tem sido enfrentada pelo segmento de máquinas agrícolas: o país vizinho foi responsável por 57% da queda das vendas externas do setor em 2011, segundo a Anfavea, que avaliou em sua última reunião com a imprensa que se a situação com a Argentina não se regularizar em no máximo dois meses, terão de trabalhar com cenário de queda das exportações para 2012 (leia aqui).



Tags: Comércio, Argentina, importação, exportação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência