Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 30/03/2012 | 07h25

MDIC finaliza regras do regime, que terá tablita

Pacote será anunciado no início de abril

Redação AB

Redação AB

O jornalista Clóvis Rossi, enviado especial da Folha de S. Paulo a Nova Déli, onde se realiza encontro de cúpula dos Brics, revela que o novo regime automotivo brasileiro, prestes a ser anunciado, conterá o que o ministro do MDIC Fernando Pimentel chama de tablita, uma tabela de pontuação para cada montadora instalada no país. Quanto mais pontos cada uma acumular, maior será a redução na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Segundo Rossi, o critério principal para ganhar pontos será o conteúdo nacional, pois o objetivo central do regime é estimular investimentos das montadoras, em especial as da Ásia. O desconto pode chegar a 100% dependendo da pontuação, mas, para não pagar nenhum IPI, a montadora terá de acumular muitos pontos, uma hipótese remota. O conteúdo não é precisamente nacional, mas regional, beneficiando veículos produzidos no Mercosul.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento também contarão pontos, assim como o carro elétrico, ainda irrelevante para o mercado brasileiro. Haverá pontos também para os chamados "veículos verdes", os que menos poluem.

Segundo o jornalista, Pimentel deve apresentar na semana que vem o projeto do novo regime automotivo aos empresários do setor e não espera restrições realmente relevantes. Por isso, prevê que nos primeiros dias de abril o pacote possa ser oficialmente anunciado, com a "tablita" e tudo.

Rossi escreve que o sonho do ministro Pimentel é um veículo realmente nacional. Hoje, todos os automóveis produzidos no Brasil são de fábricas estrangeiras. Pimentel não acredita que se possa montar do zero uma fábrica brasileira, mas pode-se, sim, comprar uma.



Tags: MDIC, Fernando Pimentel, regime automotivo, tablita.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência