Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 30/03/2012 | 19h41

MAN e Petrobras firmam parceria

Empresas querem comprovar disponibilidade de diesel S50 no País

Sueli Reis, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

Com o objetivo de comprovar a disponibilidade do diesel S50 em todo o País e mostrar a tecnologia Euro 5 para os profissionais do transporte rodoviário, a MAN Latin America, em parceria com a Petrobras, participará pela primeira vez como patrocinadora da sexta edição do projeto Caravana Siga Bem, ação social dedicada aos milhares de motoristas profissionais de caminhões que percorrem as estradas brasileiras. A montadora disponibilizou dez veículos que formará o comboio, composto por sete caminhões, sendo cinco Constellation Tractor 4x2 19.330 e dois Constellation Tractor 6x2 25.390, e outros três veículos de apoio, um micro-ônibus e duas picapes Amarok.

O projeto promoverá eventos em 41 cidades de abril a setembro deste ano, que serão hospedados em 26 postos da rede de distribuição da Petrobras e em 22 concessionárias da rede MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, o grande mote da edição deste ano é conscientizar o público alvo da caravana para a questão de preservação do meio ambiente a partir da redução de emissões que a tecnologia Euro 5 proporciona.

“A Caravana Siga Bem é uma oportunidade para familiarizar o caminhoneiro com a nova tecnologia Euro 5 e nossa missão é mostrar as vantagens técnicas e ambientais desse sistema por meio dos motores EGR e SCR que equipam nossos veículos.”

Durante o evento de lançamento do programa realizado nesta sexta-feira, 30, em São Paulo, a Petrobras reforçou que há diesel S50 em todos os Estados e que a possibilidade de falta desse combustível é remota. De acordo com o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, em 1º de janeiro deste ano, quando a nova norma Proconve 7 entrou em vigor, 850 postos da rede estavam equipados com bombas de diesel S50 e que hoje este número subiu para 1,1 mil. “Nossa meta é encerrar 2012 com pelo menos 1,5 mil postos oferecendo o S50 em todo o País e em 1º de janeiro de 2013, como prevê a próxima etapa da legislação, substituiremos o S50 pelo diesel S10, com teor ainda menor de enxofre.”

O executivo informou que a adequação dos postos da rede Petrobras para oferecer tanto o diesel S50 quanto o S10 custará cerca de R$ 400 milhões, valor que faz parte do aporte de R$ 2,5 bilhões anunciados pela estatal para aplicação no País até 2015. “Nossa preocupação durante a escolha e adequação dos postos é que o espaçamento entre eles não ultrapassasse 400 quilômetros.”

Andrade afirmou que a Petrobras garantirá o abastecimento do diesel S50 no País com produção local e com a importação de parte do combustível. O executivo disse ainda que há preocupação com relação ao tempo de armazenamento do diesel S50, que só pode ficar estocado de 30 a 60 dias, dependendo das condições de limpeza e filtragem dos tanques. “Mas essa preocupação se reduzirá ao longo do tempo, quando as vendas do Euro 5 alavancarem, o que deve acontecer a partir deste mês de abril”, estimou.

PROJEÇÕES

Alouche explica o cenário atual do mercado de veículos comerciais pesados é totalmente previsível devido a legislação que permite as vendas de veículos Euro 3 ao atacado até 31 de março. O executivo ressaltou que as vendas de veículos Euro 5, que começaram de forma fraca em janeiro, devem recuperar o devido fôlego a partir do segundo trimestre e que devem se acentuar a partir da segunda metade do ano.

“Esperamos que neste ano o desempenho do mercado de caminhões seja semelhante ao registrado em 2011, que foi ano recorde de vendas no mercado interno. No mínimo, 2012 será o segundo melhor ano para o segmento.”

No ano passado, as vendas de caminhões no Brasil atingiram o volume de 172,9 mil unidades, o que representou um aumento de 9,6% sobre os negócios do ano anterior, segundo dados da Anfavea.



Tags: Euro 5, MAN Latin America, diesel, S50, Petrobras, Proconve 7, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência