NOTÍCIAS
11/04/2012 | 15h00

Mercado e Negócios

Caminhões: queda nas vendas já afeta Meritor

Brasil deve perder parte da representatividade na companhia


Jairo Morelli, AB

Jairo Morelli, AB

A queda acentuada nas vendas de caminhões no primeiro trimestre do ano já teve seus primeiros reflexos na Meritor, um dos principais fornecedores de eixos e sistemas de drivertrain para veículos pesados na América do Sul. Segundo o diretor de vendas e marketing, José Manoel Fernandes, a retração do mercado nacional e o crescimento dos negócios da empresa nos Estados Unidos farão com que o Brasil perca parte de sua representatividade nas operações globais da companhia.

“Isso é inevitável, mas acredito que teremos uma retomada no segundo semestre com a entrada do Finame reduzido a partir de junho. Com isso, nossa participação no faturamento global deverá ficar na casa dos 11%”, projeta Fernandes. Apesar do otimismo com a nova taxa do Finame, que desce de 10% para 7,7%, o executivo acredita que o mercado fechará o ano com queda de 15%. “Não adianta apenas baixar os juros. É necessário facilitar a aprovação do crédito e o governo precisa criar mecanismos para isso. Caso contrário, o panorama pode ser ainda pior.”

Mesmo com tantas dificuldades, Fernandes estima que o faturamento da empresa na América do Sul neste ano deverá ser satisfatório, na casa dos US$ 600 milhões. “As exportações ajudarão a equilibrar as contas.” De acordo com ele, o crescimento nas operações internacionais deverá ser de 3 pontos porcentuais, passando de 15% para 18%.

Na visão do executivo, a retomada das operações na América do Sul só será possível com grandes investimentos. Incentivos como o do novo regime automotivo não devem ser considerados como a principal salvação. “Injetaremos US$ 32 milhões na região para o desenvolvimento de uma plataforma global de produtos. Somente dessa forma conseguiremos reverter a situação.”

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 03/02/2016
Restrições para automóveis podem intimidar mercado em São Paulo

Esta coluna é apoiada por:

DE CARRO POR AÍ | 07/02/2016
Marca lança sem festa a segunda versão montada no Paraná
AUTOINFORME | 04/02/2016
Tirar de circulação carro com mais de 15 anos reduz mercado e mobilidade
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
INOVAÇÃO | 13/01/2016
Um recurso eficaz é capaz de manter o fôlego e a atração de consumidores
QUALIDADE | 19/12/2015
É preciso buscar melhorias mesmo na crise
DISTRIBUIÇÃO | 04/12/2015
Empresas cometem erros em busca do caminho mais curto para o lucro
Encarar a vida de maneira positiva pode fazer toda a diferença
LEGISLAÇÃO | 07/10/2015
Incentivos fiscais onde a fraude aconteceu devem ser cancelados e devolvidos
Legislação | 14/08/2015
Alternativa às recuperações judiciais pode salvar empresas do setor
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
QUALIDADE | 30/01/2015
Períodos de retração trazem novas oportunidades para as empresas
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes