Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 12/04/2012 | 13h51

Expectativa para recuo de 10% a 15% nas vendas de caminhões

Pesquisa aponta que Finame Verde teria sido boa solução para P7

Redação AB

Redação AB

As vendas de caminhões vão recuar 10% a 15% em 2012, em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 172,9 mil unidades. Essa foi a expectativa demonstrada por 41% dos profissionais que estiverem presentes ao III Fórum da Indústria Automobilística, promovido na segunda-feira, 9, pela Automotive Business no WTC Golden Hall, em São Paulo, e participaram de pesquisa em tempo real, com voto eletrônico. Outros 33,7% apostam que a redução nas vendas não ultrapassará 10%. Apenas 9,9% acreditam que o volume de 2012 repetirá o de 2011 e 15% acham que os emplacamentos podem cair em nível superior a 15% este ano.

No levantamento, somente 3,8% dos votantes registrou que a caminhada para consolidação da legislação Proconve P7 ocorre de forma tranquila, sem trancos. Para 27,7%, a transição é acompanhada de dificuldade para convencer os frotistas a comprar os veículos com tecnologias Euro 5. Outros 6,1% disseram que o maior problema atual é a frota restrita de caminhões P7, limitando o abastecimento em postos preparados para o atendimento com S50. Para 62,5% dos votantes, a virada na legislação deveria ter sido antecipada com um Finame Verde para compra de veículos Euro 5 (P7). O financiamento a taxas favorecidas seria justificado pelos benefícios ao meio ambiente e foi defendido pelo CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes, no segundo semestre de 2011.

Questionados sobre a evolução das vendas de veículos P7 no mercado doméstico, 40,2% dos votantes respondeu que elas patinarão até metade do ano, enquanto 7,1% apostam em um avanço já a partir de abril. Um total de 39,8% dos votos correspondem a um avanço lento, que só deslanchará com o fim do destoque de Euro 3 na rede de concessionários. Para 12,8% dos votantes, a evolução dependerá dos preços dos veículos e custos operacionais.



Tags: Proconve P7, Euro 5, Fórum da Indústria Automobilística, caminhões, Finame, MAN Latin America.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência