Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos e híbridos | 19/04/2012 | 18h50

Iveco recebe encomenda de 102 ônibus híbridos da França

Áustria e Canadá também se interessaram pelo modelo diesel-elétrico

Automotive Business

Redação AB

A Iveco recebeu uma encomenda recorde de sua linha de ônibus híbridos diesel-elétricos na Europa: a cidade de Dijon, na França, comprou 102 unidades, 41 na versão standard e 61 articulados, todos no modelo Citelis de 12 e 18 metros. O país tem cerca de 200 unidades de ônibus híbridos que rodam nas cidades de Poitiers, Toulon, Paris e na ilha de La Reunion.

Outros países também se interessaram pela tecnologia, como é o caso de Viena, na Áustria, e Montreal e Longueuil, no Canadá, onde os veículos estão em fase de teste.

“Os ônibus híbridos diesel-elétricos da Irisbus Iveco são de 25% a 35% mais eficientes e menos poluentes que um ônibus diesel tradicional”, destaca o vice-presidente da Irisbus, divisão de ônibus da Iveco, acrescentando que os resultados ambientais são significativos.

Segundo a montadora, a redução de emissões de CO2 do veículo pode chegar a meio quilo por quilômetro, o que significa uma redução de 25 toneladas ao ano para um ônibus urbano que rode em média 50 mil quilômetros no período. O modelo possui sistema em que a energia elétrica é utilizada para a partida, enquanto o motor diesel entra em operação com o veículo já em andamento. As baterias acumulam energia durante as frenagens, que é reutilizada no momento da aceleração. Esta configuração permitiu um motor diesel com cilindrada 25% menor que o normalmente exigido pelo tamanho do veículo. O gerador elétrico também elimina o uso do motor de arranque, alternador e correias.

Outras cidades da França também anunciaram a aquisição desses veículos, como Rouen, Annecy e Bordeaux, mas a empresa não informou o volume dessas vendas.



Tags: Iveco, ônibus, híbrido, diesel, elétrico, Irisbus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência