Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 24/04/2012 | 16h38

PSA estuda produzir carros na Índia em parceria com a GM

Grupo francês deve cancelar investimento em nova fábrica na região

Automotive Business

Redação AB

A PSA Peugeot Citroën analisa a possibilidade de produzir carros nas fábricas da General Motors na Índia. Em setembro do ano passado, o grupo anunciou investimentos de € 650 milhões para construir uma planta na região. O plano, no entanto, está em compasso de espera desde o início de 2012 por conta das perdas registradas na Europa. Diante do cenário incerto, a PSA pretende aproveitar a parceria com a montadora norte-americana para voltar a atuar no crescente mercado indiano.

“Nós não iremos adiante com o plano de construir a nossa própria fábrica como havíamos planejado”, revelou Gregoire Olivier, que comanda as operações asiáticas da empresa francesa. A declaração foi dada durante o Salão do Automóvel de Pequim, na China. Segundo a agência Reuters, o executivo afirmou que há formas de entrar no mercado da região sem realizar um aporte tão expressivo.

A General Motors produz na Índia em parceria com a chinesa Shanghai Automotive Industry. Dan Akerson, presidente mundial da fabricante, disse para jornalistas que a aliança com a PSA tem a Europa como foco. Apesa disso, o dirigente admite que há oportunidades também na Ásia e na América do Sul.

As empresas firmaram a aliança estratégica em fevereiro deste ano (leia aqui). Além de aumentar a eficiência na Europa, o acordo prevê a redução dos custos de desenvolvimento de novas tecnologias e determina o compartilhamento de plataformas e componentes entre as montadoras. Outro ponto chave é a criação de uma joint venture que ficará responsável pelas compras de peças e insumos para as duas empresas, com investimento anual de US$ 125 bilhões.



Tags: PSA Peugeot Citroën, GM, General Motors, Índia, fábrica, produção, parceria, aliança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência