Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 09/05/2012 | 13h26

Toyota: lucro cai 24,26% no ano

Catástrofes e alta do iene afetaram montadora

REDAÇÃO AB

A Toyota revelou os resultados do ano fiscal terminado em março de 2012, em que seu lucro líquido atingiu US$ 4,74 bilhões, queda de 24,26% na comparação com o período anterior. Em ienes, essa queda foi ainda maior, de 30,5%. O faturamento líquido atingiu US$ 235,2 bilhões, alta de 6,52%, embora em ienes tenha ocorrido uma pequena queda de 2,2%.

“O último ano fiscal foi extremamente difícil por causa dos desastres naturais no Japão e Tailândia, além da alta sem precedentes do iene. Mas, graças aos esforços de funcionários, fornecedores e distribuidores, fomos capazes de recuperar a produção e as vendas mais rápido do que o esperado e conseguimos um bom resultado”, afirma o presidente da companhia, Akio Toyoda.

Os efeitos da elevação do iene e o aumento das despesas foram os principais fatores para a diminuição do lucro do ano fiscal terminado em março. A redução de custos e os esforços para vender os veículos conseguiram impedir uma queda ainda maior. Apesar das dificuldades enfrentadas, a Toyota conseguiu encerrar o ano fiscal com 7.352.000 veículos vendidos, uma pequena vantagem de 44 mil unidades ante o período anterior.

Para o próximo ano fiscal a montadora espera atingir 8,7 milhões de veículos, alta de mais de 18%. O crescimento mais acentuado deve ocorrer na América do Norte e na Ásia, especialmente na China. O Japão deverá crescimento moderado.



Tags: Toyota, ano fiscal, lucro líquido, Japão, Tailândia, Akio Toyoda.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência