Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
VW chega a 20 milhões de carros no Brasil
Picape SaveiroCross foi o vigésimo milionésimo VW feito no Brasil (foto: divulgação)

Indústria | 10/05/2012 | 17h58

VW chega a 20 milhões de carros no Brasil

Picape Saveiro atingiu o feito

REDAÇÃO AB

A Volkswagen do Brasil atingiu na manhã desta quinta-feira, 10, a marca de 20 milhões de veículos produzidos em quase seis décadas de atividades. O recorde está representado por uma picape Saveiro Cross vermelha, fabricada na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo.

A comemoração teve a presença do membro do board do Grupo Volkswagen, Christian Klingler, responsável por vendas e marketing, e também do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. “Nós nos orgulhamos de atingir uma marca inédita no mercado”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

A história da VW no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um armazém na Rua do Manifesto, no Ipiranga, bairro da cidade de São Paulo. De lá saíram os primeiros Fuscas, montados com peças importadas da Alemanha. O trabalho era feito por 12 empregados. De 1953 a 1957 foram montados nesse galpão 2.820 veículos, 2.268 Fuscas e 552 Kombis.

A produção com peças nacionais começou em 2 de setembro de 1957, quando saiu da linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP) o primeiro VW nacionalizado, a Kombi, com 50% de seus componentes produzidos no País. O primeiro Fusca montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959. Nesse ano foram vendidas 8.406 unidades do modelo que, rapidamente, se tornaria um sucesso de mercado. Até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do lendário Fusca.

A inauguração oficial da fábrica, em 18 de novembro de 1959, teve a presença do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek. O primeiro milhão de Volkswagen produzidos no Brasil foi alcançado em julho de 1970 e o primeiro milhão de Fuscas, em março de 1972.

A Volkswagen do Brasil foi a primeira operação da marca fora da Europa e se tornou um centro de desenvolvimento de novos veículos. O País é o terceiro maior mercado para o Grupo Volkswagen, atrás da China e Alemanha. A produção diária nas três fábricas locais (São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais e Taubaté) é de 3,5 mil unidades. A cada 25 segundos sai um novo carro das linhas de montagem.

Veja os marcos de produção da VW no Brasil

- 1.000.000 em julho de 1970;
- 5.000.000 em novembro 1979;
- 10.000.000 em maio 1994;
- 15.000.000 em maio 2005;
- 20.000.000 em maio 2012.



Tags: Volkswagen, VW, Anchieta, São Bernardo do Campo, Christian Klingler, Thomas Schmall, Fusca, Kombi.

Comentários

  • Luiz Tavares

    EXISTE UM EQUÍVOCO NA MATÉRIA. ONDE SE LÊ SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP, O CORRETO É SÃO JO´SE DOS PINHAIS-PR

  • Sílvio Dias

    Muito boa esta reportagem, para nós que vivemos estes anos e como as coisas ficaram mais rápidas nos últimos anos. Isto quer dizer que tudo acontece ao seu redor (no mundo, também é assim...) e quase nem sabemos, mas com a internet a informação passou ser muito rápido e agora está em nossas mãos é só querer.... Parabéns à todos !!!! abraço!!

  • Camila Franco

    Já fizemos a correção, Luiz Tavares. Obrigada.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência