Terminou na manhã desta sexta-feira, 11, a greve na Knorr-Bremse, empresa especializada em freios instalada na zona sul da cidade de São Paulo. A paralisação teve início na segunda-feira e afetou toda a produção, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Na tarde de quinta-feira houve uma rodada de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho. “Eles pediram o retorno dos metalúrgicos às atividades e deram 12 dias para empresa e trabalhadores entrarem num consenso”, afirma Lourival Aparecido da Silva, diretor do sindicato.
Todos voltaram ao trabalho após assembleia realizada na porta da fábrica nesta sexta-feira pela manhã. A Knorr-Bremse mudará suas instalações para Itupeva (SP). Entre as reivindicações dos metalúrgicos estão a melhoria do pacote de benefícios a quem aderir ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) e aumento da ajuda-aluguel aos que se mudarem para Itupeva.
A empresa ofereceu R$ 4 mil para esse fim (R$ 500 durante oito meses). “Já há uma nova reunião agendada para esta segunda-feira (dia 14) na sede do sindicato entre representantes da empresa, dos trabalhadores e do próprio sindicato”, diz o diretor da entidade.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, a empresa tem 800 trabalhadores e ofereceu dois anos de garantia de emprego e transporte fretado aos que acompanharem a fábrica, além da manutenção de condições atuais, como jornada de 40 horas semanais, alimentação e plano de cargos e salários.
O representante da Knorr Bremse não estava na empresa nesta sexta-feira e não pôde falar sobre o fim da greve.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Medida vale para as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mas as negociações sobre o futuro das fábricas continuam
REDAÇÃO AB, COM INFORMAÇÕES DE O ESTADO DE S.PAULO E G1
Sindicato acusa empresa de esconder número real de demitidos, que envolve fornecedores que trabalham dentro da fábrica e empresas satélites
PEDRO KUTNEY, AB