Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 15/05/2012 | 16h12

SKF inova com rolamentos de plástico

Empresa oferece produto para montadoras no Brasil

SUELI REIS, AB

Enquanto o governo brasileiro se esforça para incentivar a inovação do setor automotivo por meio do programa Inovar Auto, que só entra em vigor no próximo ano, algumas empresas do setor de autopeças, que já fazem parte desse movimento de inovação há anos no exterior, dão um passo à frente e começam a considerar o Brasil como uma nova possibilidade para expandir negócios que até então só existiam além das fronteiras. É o caso da SKF, que nesta semana apresentará o rolamento de suspensão para aplicação em veículos de passeio e SUV’s fabricado com tecnologia em plástico de engenharia. A exposição acontece durante o 7º Colloquium de Suspensão e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia da SAE Brasil, em Caxias do Sul (RS), entre 16 e 18 de maio.

De acordo com o gerente de vendas automotivas da SKF, Eduardo Mendes, o produto já está no mercado internacional há alguns anos e agora começa a ganhar espaço no Brasil. A empresa está em processo de apresentação do novo rolamento para as montadoras instaladas aqui. “Estamos mostrando as vantagens competitivas do produto, mas ainda não há nenhum contrato fechado, as negociações estão em andamento”, afirma.

O executivo informa que os novos rolamentos de plástico de engenharia levam pouco aço em sua composição na comparação com os rolamentos tradicionais. Eles são fabricados há dois anos na planta da empresa em Cajamar (SP), e são, pelo menos por enquanto, totalmente dedicados à exportação para Estados Unidos e Coreia do Sul, isso porque a expectativa é de que clientes nacionais comecem a despontar ainda este ano. “Por se tratar de uma tendência mundial, nossa proposta tem despertado o interesse de montadoras para plataformas globais que serão lançadas em dois ou três anos.”

Mendes ressalta que a empresa conversa com todas as montadoras que possuem fábricas no Brasil e que já começou a bater na porta das newcomers, como é o caso da JAC. A SKF apresentou todo o seu portfólio de produtos, inclusive o conceito de rolamentos de plástico, durante o primeiro workshop de possíveis fornecedores da montadora chinesa, que está sendo realizado desde segunda-feira, 14, em Camaçari (BA), onde a JAC pretende construir uma fábrica de veículos. “Foi um encontro muito positivo. A JAC veio para ficar e sua intenção de começar a produzir em 2014 é real. Sentimos que este foi o primeiro passo de muitos para garantir o maior número de fornecedores que já atuam na indústria nacional”, avaliou.



Tags: Inovação, SKF, rolamentos, suspensão, montadoras, plástico, Eduardo Mendes.

Comentários

  • Walter J F Oliveira

    Parabéns, Eduardo. Mais uma vez a SKF dá uma demonstração de eficácia e tecnologia ao inovar com o lançamento de rolamentos de plástico. Um grande abraço, Walter

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência