Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 16/05/2012 | 18h09

Volkswagen divulga metas ambientais

Ações da montadora no Brasil são destaque em relatório de sustentabilidade

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen divulgou o relatório de sustentabilidade de 2011, que destaca os principais resultados da companhia e as metas para os próximos anos. As ações pretendem reduzir o impacto dos produtos e das fábricas no meio ambiente, além de promover a saúde e a especialização dos mais de 500 mil colaboradores da companhia no mundo. O documento é auditado de acordo com o padrão AA1000AS e a Global Reporting Initiative.

A publicação indica que o portfólio do Grupo conta com 155 veículos com nível de emissão inferior a 120 gramas de CO2 por quilômetro. Entre eles, 28 emitem menos de 100 g de CO2/km. A organização destaca ainda a preocupação com a satisfação dos funcionários. Segundo a Volkswagen, um índice elevado é essencial para que a empresa alcance o objetivo de tornar-se líder global na produção de veículos até 2018. Para isso, uma pesquisa de opinião é realizada com os colaboradores. No último ano, o levantamento ouviu 89% dos funcionários.

O relatório de sustentabilidade voltou a destacar as principais metas do Grupo. Confira abaixo os objetivos para os próximos anos:
-Investir mais de dois terços do aporte global de € 62,4 bilhões, programado para até 2016, no desenvolvimento de veículos mais eficientes e na redução do impacto ambiental das fábricas;
-Até 2015, reduzir em 30% o nível de emissões de CO2 dos carros vendidos na Europa, tomando como base os níveis de 2006;
-Ampliar em cerca de 15% a eficiência energética de cada lançamento em relação a versão anterior;
-Tornar os processos produtivos 25% mais ecológicos em relação aos números de 2010;
-Diminuir em 40% as emissões de gases do efeito estufa até 2020 utilizando novas fontes de energia para as fábricas;
-Aplicar € 600 milhões para ampliar o uso de recursos renováveis de energia, como solar, eólica e hidrelétrica.

BRASIL

Mesmo sem apresentar metas específicas para o Brasil, a operação nacional ganhou destaque no relatório de sustentabilidade de Grupo. Entre as principais ações da montadora no País está o projeto das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). A companhia é responsável pela construção de duas usinas com capacidade para gerar 48,2 MW por ano. As unidades responderão por cerca de 40% da energia elétrica utilizada pela companhia na região. A construção de uma delas, a PCH Anhanguera, rendeu à Volkswagen o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como créditos de carbono (leia aqui).

Entre as iniciativas da empresa no Brasil citadas na publicação estão ainda o projeto Bomba d´Água Popular, que permite que comunidades carentes de regiões semiáridas do País tenham acesso ao recurso natural. Outra ação importante é a Fundação Volkswagen. A empresa aponta que os programas educacionais desenvolvidos pela organização já beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas.

O relatório completo está disponível aqui.



Tags: Volkswagen, sustentabilidade, meio ambiente, metas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência