Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 17/05/2012 | 14h59

Iveco aposta em semipesados com novo Tector

Marca lança modelo Euro 5 de olho no maior filão do mercado de caminhões no País

SUELI REIS, AB | De Salvador (BA)

De olho na principal categoria do mercado de caminhões do Brasil, o de semipesados, que abrange veículos na faixa de 16 a 23 toneladas de peso bruto total (PBT), a Iveco lançou a nova geração do Tector, o terceiro da família Ecoline (Euro 5), que chega às 105 concessionárias da marca este mês. Com ele, projeta crescer um ponto porcentual ao ano na participação deste mercado, que corresponde a 35% dos veículos comerciais vendidos no País.

A aposta no mercado brasileiro se fundamenta pela sua importância na América Latina, explica o presidente da Iveco para a região, Marco Mazzu: “O Brasil representa 70% do mercado de caminhões na América Latina, ou seja, para ser grande na região, é preciso ser grande no aqui.”

A Iveco encerrou 2011 com 20% de participação no mercado latino-americano, ao entregar 34 mil unidades, volume 30% maior do que o registrado no ano anterior. No Brasil, os negócios crescem mais do que a média do mercado desde 2007, informa Mazzu, quando a marca iniciou seu plano de aceleração das vendas em toda a região.

Apesar do cenário atual de desaceleração do mercado de caminhões, o presidente da Iveco aposta em retomada a partir do segundo semestre. Mesmo assim admite que as vendas totais devem cair entre 15% e 20% com relação a 2011, quando foram vendidas 173 mil unidades.

EXPANSÃO NOS SEMIPESADOS

Em 2008, quando o Tector foi lançado, a categoria de semipesados representava 3% das vendas da Iveco no Brasil, índice que chegou a 7,4% no ano passado, informa o diretor comercial Alcides Cavalcanti, que projeta vendas entre 4,5 mil e 4,8 mil unidades do novo produto este ano, dos quais 60% devem ser da versão de entrada.

Disponível em duas versões de acabamento, Iveco Tector e Iveco Tector Attack, os preços sugeridos partem de R$ 147 mil para o Attack 4x2, até R$ 255 mil, caso do top de linha Stradale 6x2. Segundo Cavalcanti, os valores estão dentro da faixa de preços dos líderes de mercado no segmento de semipesados.

Disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, o novo Tector é o terceiro lançamento da nova geração de veículos da Iveco, linha Ecoline, desenvolvidos para atender à nova legislação de emissões Proconve P7, equivalente a Euro 5.

A FPT Industrial (divisão de motores diesel do Grupo Fiat) desenvolveu para o novo Tector o motor NEF 6 Euro 5 em duas versões: de 218 e 280 cavalos. Segundo a fabricante, eles são 5% mais econômicos do que na configuração anterior Euro 3. A calibração foi alterada e torque máximo agora é alcançado em rotações mais baixas e em faixa bem mais ampla (de 1.250 rpm a 2.000 rpm).

Com seis cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o motor da FPT Industrial conta com novo turbocompressor, que garante maior pressão da admissão do ar e melhora a eficiência de combustão. Os novos bicos injetores trabalham com pressão de injeção 14% maior, passando de 1,4 mil para 1,6 mil bar, o que reduz níveis de emissões e de consumo. O cárter foi alterado para aumentar a quantidade do reservatório de óleo de 13,3 para 20 litros. O intervalo de troca de óleo cresceu de 20 mil para 60 mil quilômetros, porque agora é utilizado o lubrificante 5W30 sintético.

Para atender aos novos limites de emissões do Proconve P7, o novo NEF 6 utiliza o sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), com injeção de solução de ureia Arla 32 no sistema de exaustão.

RENOVAÇÃO DO PORTFÓLIO

Da linha Euro 5, além do Tector, já estão no mercado as novas versões do leve Daily, entre 3,5 e 7 toneladas de PBT, e o Trakker, caminhão pesado fora-de-estrada para até 74 toneladas de PBT. A linha Ecoline demandou dois anos de desenvolvimento e investimento total de R$ 200 milhões, parte do ciclo de investimento de R$ 470 milhões.

Sobre um novo ciclo de investimento, Mazzu afirma que ficará “mais para frente”, após completar a programação de lançamentos de todos os modelos Ecoline.



Tags: Iveco, caminhões, Tector, semipesados, Euro 5, Proconve, P7, Marco Mazzu, Alcides Cavalcanti.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência