Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 23/05/2012 | 09h30

Fiat e Mazda farão esportivo juntas

Modelo de dois lugares usará como base o MX-5

REDAÇÃO AB

A Mazda e a Fiat anunciaram nesta quarta-feira, 23, uma aliança para produzir novos esportivos e assim recuperar seus negócios. A quinta maior montadora japonesa e a gigante italiana concordaram em desenvolver e produzir modelos de dois lugares para as marcas Mazda e Alfa Romeo usando a plataforma da próxima geração do MX-5, segundo comunicado das montadoras. O acordo não envolve uma união de capital.

"O acordo demonstra claramente nosso empenho em relação à Alfa Romeo e nossa determinação em torná-la uma marca global. Pela parceria com a Mazda, vamos colaborar com um líder absoluto no que se refere a plataformas de modelos compactos de tração traseira”, disse o presidente mundial do grupo Fiat, Sergio Marchionne. Muitos fãs da Alfa ainda torcem o nariz para os modelos de tração dianteira da marca. A assinatura do acordo está prevista para o segundo semestre. Parcerias desse tipo são essenciais atualmente para dividir o custo cada vez mais alto em pesquisa e desenvolvimento, decorrente do maior controle de emissões e também do aumento dos requisitos de segurança. A Mazda teve prejuízo por quatro anos seguidos, em meio à valorização do iene, que torna seus carros menos competitivos nos mercados internacionais. A montadora fabrica a maior parte de seus veículos no Japão e exporta quase 80% da produção.

Tanto Mazda quanto Fiat descartam a possibilidade de aliança acionária. As companhias, contudo, discutirão mais possibilidades de cooperar na Europa, segundo o comunicado. Os carros resultantes da parceria serão equipados com os respectivos motores e construídos na fábrica da Mazda em Hiroshima. O início da produção do Alfa Romeo está programado para 2015.

Reportagem atualizada às 16h11.



Tags: Mazda, Fiat, MX-5, Alfa Romeo, esportivo, Guiness Book, Hiroshima, Sergio Marchionne.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência