Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 23/05/2012 | 18h14

Volvo cria airbag para pedestre

Tecnologia agora vem de série no novo V40

REDAÇÃO AB

O novo Volvo V40 agrega inovação da companhia na área de segurança. O modelo é o primeiro carro a trazer airbags para pedestres de série. O sistema é mais um passo da fabricante para alcançar o objetivo assumido em 2008. A meta é que ninguém saia gravemente ferido de um acidente envolvendo um carro novo da marca a partir de 2020.

Levantamento divulgado pela montadora aponta que 1,3 milhão de pessoas morrem em atropelamentos todos os anos. O novo sistema pretende ajudar a reduzir este número. Segundo a empresa, 75% destes acidentes ocorrem quando o automóvel roda com velocidade de até 40 quilômetros por hora. Por conta disso, a tecnologia fica ativa entre 20 e 50 km/h.

A bolsa de ar fica sob o capô e protege também o para-brisa. Sete sensores na parte frontal do carro transmitem sinais para a unidade de controle. Quando algum objeto atinge o carro, o sinal muda. Caso a central interprete que o carro tenha atingido uma pessoa, a tampa do capô levanta e a bolsa infla.

A Volvo destaca duas funções no airbag para pedestres. A primeira é levantar o capô para criar distância entre ele e as partes rígidas do motor. A segunda é amortecer o impacto na área do para-brisa. Estas duas estruturas são responsáveis ferimentos graves de cabeça em atropelamentos.

Depois de anos de pesquisa para aumentar a segurança dos ocupantes dos veículos, a Volvo voltou o seu olhar para os pedestres. Em 2010, a companhia lançou um sistema capaz de detectar pessoas e frear o carro automaticamente caso haja riso de colisão (leia aqui).

Volvo airbag pedestre



Tags: Volvo, airbag, pedestre, segurança, V40.

Comentários

  • Carlos Henrique

    Simplesmente Espetacular... Sabemos que é lider mundial em segurança, mais agora estrapolou. Showwwwwww...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência