Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Balança comercial: veículos tem déficit de US$ 2,08 bi

Mercado | 25/05/2012 | 20h13

Balança comercial: veículos tem déficit de US$ 2,08 bi

Entre as empresas, Volkswagen lidera importações; Caterpillar é a que mais exporta

SUELI REIS, AB

O déficit da balança comercial para o segmento de automóveis chegou a US$ 2,08 bilhões nos primeiros quatro meses do ano, 1% menor que o déficit registrado em mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os números referentes ao período janeiro-abril apontam que as exportações de automóveis somaram US$ 1,2 bilhão, enquanto as importações chegaram a US$ 3,3 bilhões. Os valores são respectivamente 1,85% e 1,34% menores que os apurados no primeiro quadrimestre de 2011.

Os embarques de automóveis realizados durante o primeiro quadrimestre de 2012 representaram 1,67% de tudo o que o País exportou no período. Já nas importações, o setor teve participação de 4,68%. No ranking das importações, que lista os 25 principais produtos (que representam 4,68% do total importado pelo País), a categoria automóveis figura na segunda posição, perdendo apenas para petróleo bruto, cuja participação chegou a 6,46% do total de produtos importados em quatro meses. Na lista das exportações, também com 25 itens (1,67% do total embarcado), o segmento cai para a 13ª posição.

Outros produtos relacionados ao setor também compõem a lista dos 25 principais itens comercializados com outros países, como partes e peças para veículos e tratores, cuja participação nas importações chegou a 2,95%, para US$ US$ 2,1 bilhões no acumulado até abril. Este é o quarto item em importância.

EMPRESAS

Das 40 principais empresas que importam e exportam seus produtos no Brasil listadas pelo MDIC, as do setor automobilístico têm importante participação, principalmente nas importações. Dezessete delas aparecem na lista das compras de produtos importados, das quais treze têm como principal negócio a venda de automóveis. As demais incluem empresas ligadas aos segmentos de máquinas agrícolas, de construção e motocicletas.

Entre todas as empresas da lista, a importadora Cisa Trading aparece na terceira posição do ranking das maiores importadoras do País. O valor de US$ 1,04 bilhão no acumulado janeiro-abril representou 1,47% do total importado no período. Cerca de 50% do faturamento da companhia é oriundo da importação de veículos para marcas como General Motors, Kia e Toyota, entre outros, sendo a GM seu maior cliente.

Já entre as montadoras, a Volkswagen é a maior importadora do setor em valores no primeiro quadrimestre do ano, com US$ 723,3 milhões, alta de 37% sobre igual período do ano passado. Em seguida vem a Fiat, US$ 650,1 milhões, crescimento de 33% na mesma base de comparação. Peugeot, CAOA (Hyundai e Subaru), Honda Automóveis, Mercedes-Benz, Mitsubishi e Volvo registraram queda nas importações.



Nas exportações, o cenário é bem diferente: das 40 empresas listadas, as do setor automobilístico são apenas sete, sendo a Caterpillar, fabricante de máquinas e equipamentos de construção, a maior exportadora, com US$ 717,1 milhões em quatro meses, 22% a mais do que o apurado em mesmo período de 2011. A segunda é a Volkswagen, com US$ 562,8 milhões em produtos exportados, o que representou uma queda de 3% sobre o primeiro quadrimestre do ano anterior.



Tags: Balança comercial, importações, exportações, automóveis, Volkswagen, Fiat, General Motors, Kia, Toyota, Peugeot, Hyundai, Honda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Volvo, Caterpillar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência