Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 04/06/2012 | 16h29

Brasil quer pesquisa e produção de híbridos

Pimentel debate com montadoras asiáticas medidas de incentivo e tecnologia híbrida a etanol

REDAÇÃO AB

O governo brasileiro incentivará o desenvolvimento e produção local de veículos híbridos, movidos a etanol e energia elétrica, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante sua visita à Ásia, encerrada no sábado, 2. Segundo comunicado do MDIC, o governo estuda medidas de estímulo ao uso de carros híbridos com esta configuração produzidos no País.

“Não basta apenas produzir. Queremos um centro de pesquisa no Brasil”, disse o ministro em uma reunião com o CEO da Hyundai, Chung Mong-Koo, em Seul, na Coreia do Sul.

Pimentel defendeu que para permitir a transferência de tecnologia, a pesquisa deve ser realizada em associação com empresas brasileiras de pequeno e médio portes. Ao ministro, o executivo da Hyundai reafirmou o compromisso de “produção e desenvolvimento tecnológico no País”.

O estimulo à pesquisa, informa o Ministério, realça o que está previsto no novo regime automotivo, que vigora entre 2013 e 2017: as empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento do carro híbrido no Brasil terão direito à redução de 1 ponto porcentual no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no quesito nacionalização e incentivos (leia aqui).

Nas últimas semanas, o ministro Pimentel conversou com montadoras asiáticas sobre a tecnologia e as vantagens do carro híbrido. No Brasil, o ministro se encontrou com CEOs da Toyota e Nissan. Na viagem à Ásia, tratou do tema com a Mitsubishi e Nissan. As quatro empresas detêm a tecnologia, mas mantêm os estudos de aperfeiçoamento de baterias para aumentar seu tempo de uso e a autonomia dos veículos.



Tags: Regime automotivo, MDIC, Fernando Pimentel, Hyundai, híbrido, tecnologia, etanol, inovação, pesquisa, desenvolvimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência