Automotive Business
  

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 06/06/2012 | 19h20

Caoa promete fábrica na Paraíba em comercial de TV. E desmente.

Empresa anuncia unidade e depois diz que são só estudos. Marca chinesa estaria descartada.

PEDRO KUTNEY, AB

Um comercial de TV veiculado na Paraíba esta semana pelo Grupo Caoa promete o investimento em nova fábrica no Estado nordestino, o que gerou uma onda de especulações na imprensa. Porta-voz da empresa, no entanto, desmentiu a nova investida do controlador do grupo, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que começou sua carreira no setor automotivo como concessionário Ford em Campina Grande, no interior da Paraíba. A versão oficial é que houve um engano no texto do filme publicitário, que apresenta de maneira geral as operações e os investimentos da Caoa no Estado. Seria, portanto, mais um dos diversos balões de ensaio que o empresário costuma soltar no mercado para chamar a atenção sobre seus negócios.

Andrade nunca escondeu seu desejo de fazer uma fábrica em seu Estado de origem, mas para pessoas próximas o empresário afirmou que até hoje essa iniciativa nunca foi além de estudos. No filme veiculado pela TV paraibana (que já foi retirado do ar), quando é anunciada a fábrica no Estado são mostradas imagens da unidade de produção que o Grupo Caoa tem desde 2007 em Anápolis (GO), onde monta caminhões e utilitários esportivos sob licença da coreana Hyundai, da qual é também o importador oficial no Brasil.

Diversos veículos de imprensa especularam que o empresário, desta vez, iria montar na Paraíba carros de alguma marca chinesa. Desde 2010 são veiculados rumores que Andrade estava em negociações com a BYD e, mais recentemente, com a Great Wall. Contudo, segundo fontes, essa é uma possibilidade remota, pois Andrade mantém contrato de exclusividade com a Hyundai, que o impede de fabricar ou representar qualquer outra marca – o Grupo Caoa também é importador oficial no Brasil da japonesa Subaru e têm concessionárias Ford, mas essas relações são toleradas pela empresa coreana porque já existiam antes de o acordo de representação no Brasil ser firmado com Andrade.

Fontes informam que as montadoras chinesas, com planos de vender seus veículos no Brasil, de fato já procuraram Andrade, por causa da fama que ele conquistou ao construir a boa reputação da Hyundai no País e impulsionar as vendas da marca. Entretanto, nunca houve entendimento.

- Clique na imagem abaixo para assistir o comercial que o Grupo Caoa veiculou na TV paraibana:



Tags: Caoa, Hyundai, Paraíba, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fábrica, investimento.

Comentários

  • Ramiro

    Qual o nome do porta voz do grupo CAOA ? Quais fontes são estas citadas no texto ?

  • Jorge Nascimento

    É o que se pode esperar de um cidadão que vendia um motor e emitia nota de um parafuso...

  • Neto

    Boato de mal gosto, estão querendo boicotar a Paraíba mas não irão conseguir! O comercial não foi retirado do ar, agora mesmo a noite passou. E outra, o Sr. CAOA falou AO VIVO em uma rádio local, ele não iria dizer tamanha novidade e depois voltar atrás. Vale lembrar que esse estudo começou em 2008 por iniciativa do então Governador da PB, Cássio Cunha Lima e veio sendo construído ao longo desses anos. PS: duvido publicarem esse meu comentário!

  • Dinamarcos Santana

    Se isso for verdade, a CAOA desrespeitou a Paraíba que há anos almeja um investimento desse porte. Medidas teriam que ser tomadas e todos os paraibanos que se sentissem ofendidos e enganados na sua expectativa, deveriam entrar com uma ação contra a CAOA, denunciando "Propaganda Enganosa". Outra ação legítima seria os paraibanos rejeitarem os caríssimos produtos da CAOA em protesto a essa falta de respeito com a Paraíba, onde, em um momento, se enche de orgulho e em outro de vergonha.

  • Danillo

    Pobre Paraíba tão longe de Deus e tão perto de Pernamanbuco(Eduardo Campos). Sr. Carlos Alberto a muito tempo esqueceu sua origem!!! Investir em 05 concessionarias e patrocinar uma festa em no nosso estado, isto parece piada, com certeza nào mudou em nada a minha vida exceto do seu parceiro a DAISAN. Fico triste com essa piada de mau gosto que novamente ridiculariza nosso estado.

  • Marcos

    Incrível como a CAOA consegue desrespeitar e enganar os brasileiros de todas as maneiras possíveis.

  • joab camelo

    espero que realmente se concretise esta otima noticia. como seria bom que a fabrica se instale em campina grande... onde tudo começou. pais e bem!!!!!!!!!!!

  • José Marcos B. Gonçalves

    Nossa mais uma vergonha, dessa vez seguida de decepção, para a Paraíba, depois do comercial da Luiza do Canadá, agora a Caoa vem com esse falso anúncio... Até quando Paraíba vai ser palco de chacota? Parabéns senhor; Carlos Alberto de Oliveira Andrade, por fazer com que a Paraíba, fique ainda mais na mídia como comédia.

  • ROBERTO AQUATI

    É por isso que não dá para acreditar em nenhuma propaganda que venha de Hyundai ou CAOA!!!!

  • ROBERTO AQUATI

    É por esta e muitas outras que não dá para acreditar em nenhum comercial da CAOA ou Hyundai. Manipulam tudo a seu favor, e não há quem os impeça. E ainda por cima é duro ver gente assim se dando bem. O mundo é mesmo dos enganadores de toda espécie!!!

  • EVERALDO

    Afinal qual a noticia que procede vem ou nao vem o grupo caoa para paraiba???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • José Carneiro

    Quem está com a verdade? O gerente da CAOA na Paraíba fala diferente. A Paraíba terá fábrica. http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20120621125127&cat=economia&keys=caoa-pb-tres-areas-estao-pareo-receber-montadora

  • Roberto

    Se a montadora vier para Campina Grande,tudo bem. Será a escolha mais adequada pela infra-estrutura técnologica e de informática que apresenta,além da potencialidade de suas Universidades e espirito trabalhador de seu povo.Se a escolha se der em favor do litoral então vamos pensar em fabricar navios mas primeiramente temos que construir um porto pois o de Cabedelo so serve para exportar abacaxi.Se pensam que Eh essencial para uma montadora de veículos ter porto próximo,lembro que a Fiat em Betim-MG esta a setecentos quilômetros do litoral e a sucursal pernambucana saiu de Suape e foi para Goiana que nao tem porto.Dizem que vão construir um.So se for daqui a quarenta anos que foi o tempo necessário para operacionalizar Suape.Outra coisa mais:a industria automobilística paulista esta toda instalada no ABCD e interior e nao em Santos.La o grande desenvolvimento Eh alavancado ela industria petrolífera do ore-sal.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência