Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 06/06/2012 | 21h45

Produção de caminhões cai 2,7% em maio

Acumulado do ano revela redução de 32,8%

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de caminhões em maio foi de 11.275 unidades, queda de 2,7% em relação a abril e de 40,9% em relação a maio de 2011. No acumulado do ano foram montadas 54.177 unidades, queda de 32,8% na comparação com o período de janeiro a maio do ano passado, quando haviam sido montados 80.597 caminhões.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O setor ainda sofre o impacto da chegada do Proconve P7, programa de controle de emissões que entrou em vigor nas linhas de montagem em 1º de janeiro e tornou os veículos menos poluentes, mas mais caros entre 8% e 15%.

Em relação às vendas, diferentemente do que ocorreu com o setor de automóveis (veja aqui), que já reage às medidas de estímulo anunciadas pelo governo em 21 de maio, os veículos de carga demandarão mais tempo: “No caso dos caminhões e ônibus há uma demora de um a dois meses até surgir a reação do mercado”, disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, referindo-se à maior lentidão na aprovação de financiamentos.

A queda mais acentuada de produção, 65,4%, ocorreu nos caminhões semileves. Os leves tiveram recuo de 51,4% e os médios, de 48,6%. A produção de ônibus no período de janeiro a maio atingiu 12.395 unidades, queda de 31% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando haviam sido fabricadas 17.961 unidades. A maior redução, de 31,9%, ocorreu para o segmento urbano. Para os ônibus rodoviárias a queda foi de 25,6%.

Assista abaixo a entrevista exclusiva de Cledorvino Belini a ABTV sobre o desempenho do mercado:



Tags: Caminhões, ônibus, Anfavea, Cledorvino Belini, Proconve P7.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência