Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 13/06/2012 | 18h42

Imposto de importação cai para indústria

Medida contempla bens de capital que não são produzidos no Brasil

REDAÇÃO AB

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), aprovou novas concessões e renovações de redução temporária do imposto de importação de bens de capital (máquinas e equipamentos industriais) que não são produzidos no Brasil (ex-tarifários). As concessões integram a Resolução Camex nº 36 e Camex nº 37, publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 13.

Entre os principais setores contemplados, o de autopeças foi o maior beneficiado, com redução de 14,79% da alíquota, seguido por madeiras e móveis (9,83%), bens de capital (9,18%), naval (8,22%) e siderúrgico (6,69%). Os investimentos globais e os investimentos relativos às importações dos equipamentos, vinculados aos ex-tarifários publicados são de US$ 2,2 bilhões e US$ 641,1 milhões, respectivamente.

Entre os projetos beneficiados estão investimentos em serviços de aprimoramento do controle de qualidade dos pneumáticos de veículos de passageiros, caminhões e ônibus e a implementação de nova linha de produção de motores.

De acordo com a Camex, o regime de ex-tarifários tem por objetivo aumentar o nível de inovação tecnológica por parte das empresas em diferentes segmentos da economia, estimular os investimentos para o abastecimento do mercado interno de bens de consumo, produzir efeito multiplicador de emprego e renda e contribuir para o aumento da competitividade de bens destinados ao mercado externo.



Tags: Imposto, importação, bens de capital, autopeças, Camex, MDIC.

Comentários

  • Haroldo Júnior

    Onde posso obter relação de produtos que foram afetados com esta medida?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência