Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 14/06/2012 | 14h48

Marcopolo leva Viale BRT híbrido à Rio+20

Protótipo incorpora estágio avançado de tecnologia

REDAÇÃO AB

A Marcopolo apresenta na Rio+20 o primeiro modelo Viale BRT com tração híbrida biodiesel/elétrica. O veículo, em fase de protótipo, estará no estande da cidade de Curitiba na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo para o mercado brasileiro, explica que o projeto do Viale BRT Híbrido é baseado na tendência internacional de pesquisa por alternativas que permitam a mobilidade veicular com preservação do meio ambiente. Para ele, o veículo representa o mais avançado estágio da tecnologia híbrida, equipado com conjunto propulsor, formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, baterias de íon de lítio e motor diesel/biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na traseira do veículo, contribuindo para melhor distribuição de pesos e conforto dos passageiros.

“O arranque é feito pelo motor elétrico até a velocidade de 20 km/h, com energia fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em paralelo com o motor a diesel e o elétrico em sintonia. A energia para o elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico. A cada parada do ônibus, em semáforos ou em pontos, o motor diesel se desliga automaticamente, religando somente após o veículo alcançar velocidade maior que 20 km/h”, explica Corso.

Com 12,4 metros de comprimento, o Viale BRT Híbrido tem capacidade para transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados e 49 em pé. “Diversos estudos mundiais indicam a necessidade de utilização de ônibus modernos, confortáveis, silenciosos, eficientes e que gerem o mínimo possível de custos e de impactos ao meio ambiente. O Viale BRT Híbrido proporciona todos estes atributos para os usuários”, destaca Corso.



Tags: Marcopolo, Viale BRT, Rio+20, tração híbrida, híbrido.

Comentários

  • José Carlos Freire

    É o início de uma nova vida para os passageiros brasileiros, porem, se falarmos em conforto, o ônibus deveria transportar 46 passageiros sentados e 34 passageiros em pé, ter o embarque pela porta traseira e saída pela dianteira e trafegar em via segregada. Assim poderíamos deixar nossos carros em casa, quando fossemos para o trabalho diário.

  • Joao

    Vi esse carro, muito bonito mesmo. O que ninguem falou é que o chassis é Volvo e não Marcopolo. Motores Volvo... O governo tem que incentivar os veículos híbridos. Os leves também.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência