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21/06/2012 | 21h50

Indústria

Volkswagen fará motor 1.0 de 3 cilindros no Brasil

Fornecedor alemão mostra novo coletor de plástico


PEDRO KUTNEY, AB

Novo coletor de adminissão em polipropileno será usado no motor 1.0 três-cilindros a ser fabricado pela VW no Brasil
A Volkswagen deverá fabricar no Brasil um novo motor 1.0 de três cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio, que na Europa já equipa em versões de 60 ou 75 cavalos o compacto Up! – também com produção esperada para o mercado nacional em 2014. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 21, por meio de comunicado distribuído pela Röchling Automotive, que desenvolveu um novo coletor de admissão para o motor da VW feito em polipropileno e já dá como certa a fabricação do pequeno propulsor no Brasil.

O novo motor será fabricado pela Volkswagen em São Carlos, no interior paulista, onde a montadora investe na ampliação das instalações atuais e já ergue uma nova fábrica para fazer o três-cilindros (leia aqui). Apesar de atualmente equipar o Up! na Europa, o motorzinho também poderá equipar algum outro modelo compacto – a Volkswagen planeja lançar um novo carro de entrada no Brasil.

“Dois motores de referência da Volkswagen (que usarão o novo coletor) são o de 1 litro e três-cilindros a gasolina no Brasil e Europa e o 1,6 litro quatro-cilindros a gasolina na China”, diz a nota distribuída pela Röchling.

“O coletor de admissão em polipropileno é o primeiro do tipo na China e no Brasil até agora. É também a primeira aplicação em um três-cilindros na Europa”, afirma no texto Marco Barbolini, gerente de produto da Röchling. Segundo a empresa, a principal vantagem do polipropileno para esse tipo de aplicação é o custo e o peso 15% menores em relação ao mesmo componente feito de poliamida, matéria-prima mais comumente usada para esta peça. Também foi obtida redução de ruído.

A diminuição de custos do produto foi possível graças ao menor número de processos utilizados na fabricação do coletor em polipropileno, material que tem densidade e temperatura de fusão para processamento menores do que a poliamida, reduzindo também o gasto de energia na manufatura. A empresa acrescenta ainda que o polipropileno é mais fácil e barato de comprar no mundo todo. Na operação do motor, o coletor de polipropileno aguenta quase tanto calor quanto a poliamida, em torno de 120˚C.

Comentários: 6
 

Geraldo Kern
05/07/2012 | 00h47
Estou muito satisfeito com esta notícia, pois torço imensamente para que os carros urbanos sejam menores, mais economicos e menos poluentes. Uso carro diariamente por falta de ônibus em minha cidade, Nova Friburgo, RJ, e "enfio" o meu carro em qualquer lugar disponível. Para mim, quanto menor, melhor. Viajar? Só de avião. Carro no máximo para ir ao Aeroporto e com ressalvas. Estou ansioso para ter um UP! o mais cedo possível. É uma necessidade.

piveta
10/08/2012 | 21h20
É pelo jeito a vw percebeu que os atuais vht tem sérios problemas tecnicos e já estuda substitui-los , coitado do consumidor que compra os atuais !!!

diogo arten
05/11/2012 | 12h11
Esta nova linha de produção para este motor sera grande...pois participei do carregamento e transportes de partes dessa maquina...e tbm vi o bloco com 3 cilindro de aluminio...sera uma linha de produção muito grande...ela ira oculpar em média 300m²

Thales Bruno
20/11/2012 | 00h24
resta-nos saber uma coisa: Quanto esse novo coletor e suas benesses vão custar ao brasileiro sobre o preço do novo carro? E a peça será fabricada no Brasil ou será importada?

Cesar Fonseca
05/06/2013 | 11h36
Isso para mim não é novidade, já tive um carro 2 cilindros, na decada de 90, o Br 800 veículo feito pela Gurgelo, um carro bom economico fazia 24 k/m, muito economico era carburador, imagine hoje com o sistema de injeção eles podem fazer só é querer, estou esperando o novo Uno da fiat será 2 cilindros vou comprar, um abraço, a volkswagem tem que pensar em 2 cilindros não em veiculos 3 cilindros.

Dalton Guimares
15/01/2014 | 23h47
Gostaria que alguem mais bem informado que eu me contasse sobre problemas e soluções da questão de balanceamento e vibraçòes nos novos motores 3 cilindros. Numero de cilindros impares sempre foi um tabu no passado exatamente pela dificuldade de massas moveis e opostas se compensarem dinamicamente. Com certeza soluções interessantes foram encontradas ou empresas renomadas não estariam lançando tais motores em produção.

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