Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 25/06/2012 | 14h51

SAE International: FEI é 8ª colocada na geral

Unicamp termina em 17º lugar, mas faz o melhor carro no quesito aceleração

REDAÇÃO AB

O Brasil esteve entre os dez melhores na Fórmula SAE International terminada nos Estados Unidos neste sábado, 23, em Lincoln, Nebraska. A equipe da Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Bernardo do Campo (SP), ficou em oitavo lugar na classificação geral. Os representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram o melhor carro em aceleração e obtiveram o 17º posto na competição, que teve 81 equipes inscritas do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia, Japão, México e Porto Rico.

A competição começou no dia 20 e os resultados são obtidos pelo somatório da classificação em todas as provas. O carro da FEI foi o segundo melhor no quesito custo de projeto. As equipes da FEI e da Unicamp representaram o Brasil na competição porque conquistaram o primeiro e segundo lugares na Fórmula SAE Brasil-Petrobras, realizada em novembro de 2011 em Piracicaba (SP).

A FEI é pentacampeã nacional e em 2009 levou o Brasil pela primeira vez ao grupo dos dez melhores da competição internacional. A FSAE-Unicamp é estreante em competições internacionais da categoria. Os pequenos Fórmula SAE têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. A construção do veículo deve obedece às normas do regulamento da competição, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro desse tipo, como motor, transmissão, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os Fórmula SAE surgiram em 1978 nos Estados Unidos e desde aquele ano são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, sob a orientação de um professor, de acordo com regras definidas pela SAE International.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições da modalidade são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de incentivar os estudantes a desenvolver veículos de alto desempenho.



Tags: Brasil, Fórmula SAE International, Lincoln, Nebraska, FEI, Unicamp, Piracicaba.

Comentários

  • Emerson Grando

    Fico muito orgulhoso como brasileiro, engenheiro e principalmente como feiano (me graduaei na FEI em 1998) que ficamos entre os 10 melhores na Formula SAE internacional deste ano. Gostaria de saber se vocês tem esta publicação na língua inglesa, pois gostaria de compartilhar esta informação com colegas estrangeiros. Grato, Emerson Grando

  • Wagner Fornasari

    O Brasil tb teve como representante a USP São Carlos e pelo que consta ela esteve entre os 10, correto?

  • Wagner Fornasari

    Retificando, a informacao da pagina esta correta, a USP Sao Carlos participou do BAJA e nao da Formula SAE. Minhas sinceras desculpas.

  • Nicolino Foschini Neto

    Eu me beneficiei, e ainda me beneficio por ter passado por esta experiência profissional que são as equipes de Formula SAE, ainda dentro de universidade eu tive contato com a indústria, com a manufatura de componentes, com planejamento estratégico, diversas reuniões, compra de matéria prima e muito mais trabalhando em equipe. Parabéns a todos que se dedicam além do currículo tradicional das universidades. Meus parabéns às equipes participantes da Fórmula SAE Brasil e principalmente a todos os voluntários.

  • Lucilene Alcantara

    Tenho dois filhos que participam da competição, um pela USP São Carlos e outro pela UNICAMP, acompanho as provas e acho tudo muito divertido e interessante, principalmente pela oportunidade que dão aos futuros engenheiros de experimentarem funções que a faculdade muitas vezes não oferece. Muito Grata

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência