Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 26/06/2012 | 15h42

Continental agora também reforma pneus de caminhão

Fabricante traz banda de rodagem de fábrica mexicana e procura parceiras no Brasil

REDAÇÃO AB

A Continental entrou no mercado de recapagem de pneus para caminhão no Brasil. Para atuar nesse segmento, a fabricante fará parcerias com suas revendas interessadas e também com novas empresas dispostas a investir em recapagem de pneus de carga ou com companhias que já atuem nesse segmento e queiram trabalhar com a bandeira Continental.

A fabricante não revela investimentos nem meta de recapagens por ano. Informa apenas que quer terminar 2012 com a adesão de duas grandes reformadoras, mais duas novas a cada ano. “Nossa rede é integrada atualmente por mais de 200 pontos de venda de pneus de carga no território nacional. Num primeiro momento, o foco está na oferta dos serviços de recapagem nos grandes centros. Os parceiros terão suporte técnico e logístico de nossa equipe desde a definição dos layouts e seleção de maquinário, passando pelo treinamento das equipes de recapadores e de vendas”, afirma o diretor-superintendente Renato Sarzano.

Os 11 desenhos de banda de rodagem disponíveis levam o nome ContiTread e vêm da fábrica Continental de Morélia, no México. Há modelos para longas distâncias, tráfego regional, tráfego urbano e construção. O produto já é consumido nos Estados Unidos e na América Central.

Segundo a fabricante, a ContiTread mantém as características dos pneus de carga, propiciando desempenho equivalente ao da banda original em quilometragem e consumo de combustível. Os pneus da própria Continental recapados com ContiTread contarão com a chamada Garantia C3, benefício que protege a carcaça reformada até o fim da terceira vida.

Segundo a Associação Brasileira do Segmento da Reforma de Pneus (ABR), o mercado nacional reforma 7,6 milhões de pneus de carga por ano. É o segundo maior, atrás apenas dos Estados Unidos. O setor movimenta todo o ano R$ 4 bilhões, tem 1,3 mil reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40 mil empregos diretos. Hoje, mais de dois terços dos pneus de carga em uso são reformados, gerando economia aproximada de R$ 5,6 bilhões por ano para o setor de transportes.

Até novembro, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do Inmetro, conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010. A certificação é compulsória, ou seja, todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a veículos comerciais e comerciais leves terão de atender aos requisitos da portaria. Aqueles que não se adequarem até o prazo legal estipulado ficarão sujeitos às penalidades e sanções previstas em lei.



Tags: Continental, recapagem, ContiTread, ABR, Morélia, México, Inmetro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência