Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 06/07/2012 | 17h57

Preço do alumínio em baixa afeta lucro da Alcoa

A estimativa média de lucro da empresa foi reduzida de U$ 0,15 por ação para U$ 0,05

REDAÇÃO AB

Mesmo com o consumo aquecido do alumínio nas indústrias automobilística e aérea, que estão buscando a redução de peso e, consequentemente, de emissões de seus produtos, analistas informaram em entrevista à agência Reuters nesta sexta-feira, 6, que o lucro da Alcoa deve cair. Isso porque o preço do insumo continua perto da mínima em dois anos.

Na semana passada, segundo pesquisa da Thomson Reuters IBES, a estimativa média de lucro da empresa para o segundo trimestre foi reduzida de U$ 0,15 por ação para apenas U$ 0,05. A título de comparação, no mesmo período do ano passado a empresa obteve ganho de U$ 0,32 por ação.

De acordo com o analista Charles Bradford, da Bradford Research, em Nova York, o setor aeroespacial representa apenas 14% dos lucros da Alcoa, enquanto que o mercado automotivo, uma parcela ainda menor. Com os custos com matéria-prima e energia em alta e os preços do alumínio em declínio por causa do excesso de oferta, o especialista prevê pouco alívio para a empresa.

Bradford afirmou ainda que o preço do insumo teve queda de U$ 120 por tonelada ante o primeiro trimestre, o que representa U$ 264 milhões a menos na receita esperada da Alcoa, de U$ 5,8 bilhões.

Mas não é apenas a Alcoa que tem perdido rentabilidade. Com os estoques em alta e uma queda de 20% nos preços desde março, outros produtores estão sendo prejudicados. O preço de referência de três meses para o alumínio na London Metal Exchange era de U$ 1,9 por tonelada nesta sexta-feira, 6, pouco acima da mínima de U$ 1,8 de junho de 2010.



Tags: Alcoa, alumínio, lucro, ações, Charles Bradford.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência