Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 13/07/2012 | 18h03

PSA Peugeot Citroën pede redução de custos trabalhistas na França

E o governo pede à montadora que reconsidere seu plano de demissão de 8 mil trabalhadores

REDAÇÃO AB

Um dia após ter anunciado o corte de 8 mil empregos e o fechamento de uma fábrica na França em vinte anos (leia aqui), a PSA Peugeot Citroën pediu ao governo francês que adote medidas para reduzir os custos trabalhistas no país. As informações são da agência de notícias Reuters.

O presidente executivo da PSA Peugeot Citroën, Philippe Varin, em entrevista ao jornal Libération e à rádio RTL nesta sexta-feira, 13, tentou aliviar as tensões com os sindicatos ao falar sobre seu plano de redução de custos, o que inclui as demissões.

“Gostaríamos de ver uma redução dos encargos que pesam sobre os custos trabalhistas”, afirmou o presidente na entrevista ao jornal.

O novo presidente francês, François Hollande, disse a ministros estar “extremamente preocupado” sobre os cortes e pediu que minimizassem os efeitos sociais, informou seu gabinete na quinta-feira, 12. O governo francês deve revelar um amplo programa de apoio para o setor automotivo em 25 de julho.

Ainda na quinta-feira, após o anúncio da PSA Peugeot Citroën sobre as demissões, o ministro da Indústria da França, Arnaud Montebourg, pediu à montadora que reconsiderasse seu plano de redução de custo e a eliminação dos 8 mil empregos.

“Não aceitamos o plano em seu estado atual”, disse Montebourg ao senado francês, acrescentando que a empresa terá de justificar as medidas.

Na ocasião o gabinete do primeiro-ministro informou que um especialista avaliará o plano de reestruturação da PSA Peugeot Citroën e seu impacto sobre a indústria automotiva francesa. Um relatório sobre o caso deverá ser apresentado ainda este mês. Com base no documento, o governo fará propostas concretas, que incluirão um plano de incentivo para as montadoras, a ser divulgado em duas semanas.



Tags: PSA Peugeot Citroën, Philippe Varin, crise, Europa, Fábrica, demissão.

Comentários

  • Haroldo J Silva

    Vamos aguardar o desenrolar deste drama para ver se lá fora as benécias governamentais são como as concedidas pelo governo brasileiro.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência