Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 17/07/2012 | 17h32

Volvo cria sistema de comunicação entre oficinas e caminhões

Programa deve ser lançado em 2013 na Europa

REDAÇÃO AB

A Volvo Caminhões desenvolveu um inédito sistema que permite a comunicação remota entre oficinas e veículos da marca. O programa promete reduzir custos de manutenção e deverá ser lançado em 2013 na Europa.

Segundo Christian Gustavsson, chefe de serviço da Volvo caminhões, o novo programa é possível graças à última versão do sistema de telemetria chamado TGW. Ele é capaz de fazer com que a oficina monitore o desgaste do veículo por meio da leitura de códigos. "Com estes novos meios de comunicação a bordo dos caminhões, o programa recebe informação contínua sobre a deterioração de uma série de componentes", explica.

O novo sistema também permite que os mecânicos chequem a quilometragem do modelo e a velocidade com que seus componentes estão se degradando. Depois disso, a oficina pode planejar o serviço de acordo com as necessidades reais daquele veículo.

"A nova tecnologia vai aumentar a vida útil do caminhão, minimizar o risco de paradas não planejadas na beira da estrada, aumentar a segurança e reduzir custos para clientes, inclusive empresas de transportes”, relata Christian. Ainda segundo ele, o programa abrange inicialmente um número limitado de componentes, mas em poucos anos a empresa ampliará a gama de itens.



Tags: Volvo, caminhões, tecnologia, conexão, oficina, reparo.

Comentários

  • Jefferson

    Como é feita a comunicação entre os veículos e as oficinas? Via rede celular?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência