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19/07/2012 | 11h53

Engenharia

VW 1.0 TEC é destaque nos novos Gol e Voyage

Com várias mudanças, motor é até 4% mais econômico e tem partidas mais rápidas


MÁRIO CURCIO, AB | De Florianópolis (SC)

Mais moderno que o VHT, motor 1.0 TEC recebeu mudanças para redução de atrito e melhorias em eletrônica, alimentação e ignição (foto: divulgação)
Um dos grandes focos do trabalho da Volkswagen para os novos Gol e Voyage está no motor 1.0 TEC, sigla para Tecnologia de Economia de Combustível. Apesar de a potência e o torque máximo serem os mesmos do 1.0 VHT (76 cv e 10,6 mkgf, respectivamente), uma série de pequenas modificações gerou uma mudança na curva de torque entre 1.000 e 3.000 rpm e tornou os carros mais agradáveis de dirigir. “As mudanças resultaram em uma redução de até 4% no consumo de combustível e até 40% no tempo para ignição com baixa temperatura ambiente”, afirma o engenheiro e gerente executivo da VW, José Luiz Loureiro.

O 1.0 TEC emprega uma nova unidade de controle eletrônico (ECU) herdada de modelos europeus, bem mais moderna. A atualização eletrônica permitiu a instalação de um indicador de troca de marchas. A VW também implantou um novo sistema de partida a frio, com injeção de gasolina mais próxima às válvulas de admissão e um solenoide de alta precisão para controlar a injeção desse combustível, que agora ocorre de modo sincronizado com o motor.

A Volkswagen também se empenhou em reduzir as perdas por atrito no motor 1.0 TEC. Para isso, diminuiu o peso das válvulas, mudou a constante elástica das molas, alterou diversos retentores (do comando, das próprias válvulas e do virabrequim) e aplicou uma camada de carbono nas saias dos pistões. Parte da melhoria em baixas rotações vem de um novo coletor de admissão. “Ele resultou em melhora no fluxo de ar e no enchimento dos cilindros em baixas rotações”, diz Loureiro.

Os bicos injetores foram revistos. Melhorou o spray e com ele a formação da mistura ar-combustível. O sistema de ignição também é novo. Agora há uma bobina para cada vela, o que eliminou as perdas elétricas que ocorrem quando se usam cabos.

Juntas, todas as mudanças tiveram como resultado um motor com funcionamento mais redondo, algo fácil de perceber em marcha lenta. Essas novas bobinas são feitas pela Eldore e vêm da Itália. A Sabó está entre os fornecedores nacionais do novo 1.0 TEC.

A Volkswagen não informa quando, mas deve estender a aplicação do motor TEC ao Fox 1.0.

O motor 1.6 da Volkswagen foi beneficiado apenas com parte das mudanças do 1.0. Também recebeu válvulas mais leves, retentores com menor índice de atrito para válvulas e virabrequim e mudanças na unidade de controle eletrônico.

Comentários: 15
 

CESAR GUILLERMO
21/07/2012 | 17h43
A Volks anuncia estas melhoras (Óbvias hoje) como se fosse uma graaaaande!! novidade. Minha opinião é que esta companhia subestima o cidadão brasileiro, mantendo os lançamentos até último momento. Consequentemente receberam o troco perdendo a liderança do mercado para Fiat que do nada em 1975, vem batendo records atrás de records. Resumindo; eu nunca compraria uma condução dessa marca.

Edivan da silva sousa
08/09/2012 | 18h15
Sou um apaixonado pelos carros volks principalmente os que tinhan o motor Ap como por ex. o gol e a parati tenho uma parati com motor Ap 1.6 esse sim é motor esse é confiavél, temos que espera a evolução desse novo motor eu já tinha um pé atráz com relação ao motor VHT agora vem esse novo motor com o nome de TEC sera que é bom, vamos espera o tempo dira.

rafael perez
09/09/2012 | 22h27
espero que esse "novo" motor tec, não seja de "tec tec tec tec", pois TODOS já sabem que esse motor EA111 não VALE NADA!!!!!!!!, a vw, ao invés de se preocupar com a durabilidade, sim, pq muitas vezes aos 30.000 km o motor já foi pro pau, se preocupa com a economia.......acorda meu, eles já são econômicos, eles só não duram nada!!!!, e acreditem, a vw não dá garantia de nada, o meu gol com 32.000 virou "diesel", motor batendo tucho e tudo mais, meu primo com um fox 2010 aos 37.000 km mesma coisa, esse motor não presta!!! saudades do AP...esse era motor!!!!

petterson
12/11/2012 | 08h20
gostaria de saber se a vw vai fazer um recall para substituir todos os motores VHT por um TEC pôs a maioria dos proprietarios estao insatisfeito e com prejuizo. É O MINIMO QUE ELA PODE FAZER PARA CONTINUAR VENDENDO OU SE MANTENDO NA PONTA COM O GOL, PÔS A CONCORRENCIA CHEGOU .

josildo amorim
26/06/2013 | 12h02
gostaria de sabe se verdade que o motor tec tem 16 v.

marcos aurélio
05/07/2013 | 18h38
o grande motor tec da vw e só histiória comprei um voyage o km com 1500 o motor tec apresentou um defeito muito grave pois ele descarrega o tucho e começa a bater valvula ...... o duro e a vw que fica contando mentira pra vc o tempo todo nao recomendo pra ninguem nao deu certo

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