Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 19/07/2012 | 11h53

VW 1.0 TEC é destaque nos novos Gol e Voyage

Com várias mudanças, motor é até 4% mais econômico e tem partidas mais rápidas

MÁRIO CURCIO, AB | De Florianópolis (SC)

Um dos grandes focos do trabalho da Volkswagen para os novos Gol e Voyage está no motor 1.0 TEC, sigla para Tecnologia de Economia de Combustível. Apesar de a potência e o torque máximo serem os mesmos do 1.0 VHT (76 cv e 10,6 mkgf, respectivamente), uma série de pequenas modificações gerou uma mudança na curva de torque entre 1.000 e 3.000 rpm e tornou os carros mais agradáveis de dirigir. “As mudanças resultaram em uma redução de até 4% no consumo de combustível e até 40% no tempo para ignição com baixa temperatura ambiente”, afirma o engenheiro e gerente executivo da VW, José Luiz Loureiro.

O 1.0 TEC emprega uma nova unidade de controle eletrônico (ECU) herdada de modelos europeus, bem mais moderna. A atualização eletrônica permitiu a instalação de um indicador de troca de marchas. A VW também implantou um novo sistema de partida a frio, com injeção de gasolina mais próxima às válvulas de admissão e um solenoide de alta precisão para controlar a injeção desse combustível, que agora ocorre de modo sincronizado com o motor.

A Volkswagen também se empenhou em reduzir as perdas por atrito no motor 1.0 TEC. Para isso, diminuiu o peso das válvulas, mudou a constante elástica das molas, alterou diversos retentores (do comando, das próprias válvulas e do virabrequim) e aplicou uma camada de carbono nas saias dos pistões. Parte da melhoria em baixas rotações vem de um novo coletor de admissão. “Ele resultou em melhora no fluxo de ar e no enchimento dos cilindros em baixas rotações”, diz Loureiro.

Os bicos injetores foram revistos. Melhorou o spray e com ele a formação da mistura ar-combustível. O sistema de ignição também é novo. Agora há uma bobina para cada vela, o que eliminou as perdas elétricas que ocorrem quando se usam cabos.

Juntas, todas as mudanças tiveram como resultado um motor com funcionamento mais redondo, algo fácil de perceber em marcha lenta. Essas novas bobinas são feitas pela Eldore e vêm da Itália. A Sabó está entre os fornecedores nacionais do novo 1.0 TEC.

A Volkswagen não informa quando, mas deve estender a aplicação do motor TEC ao Fox 1.0.

O motor 1.6 da Volkswagen foi beneficiado apenas com parte das mudanças do 1.0. Também recebeu válvulas mais leves, retentores com menor índice de atrito para válvulas e virabrequim e mudanças na unidade de controle eletrônico.

Tags: Volkswagen, Gol, Voyage, 1.0 TEC, VHT, José Luiz Loureiro.


Comentários

  • CESAR GUILLERMO

    A Volks anuncia estas melhoras (Óbvias hoje) como se fosse uma graaaaande!! novidade. Minha opinião é que esta companhia subestima o cidadão brasileiro, mantendo os lançamentos até último momento. Consequentemente receberam o troco perdendo a liderança do mercado para Fiat que do nada em 1975, vem batendo records atrás de records. Resumindo; eu nunca compraria uma condução dessa marca.

  • Edivan da silva sousa

    Sou um apaixonado pelos carros volks principalmente os que tinhan o motor Ap como por ex. o gol e a parati tenho uma parati com motor Ap 1.6 esse sim é motor esse é confiavél, temos que espera a evolução desse novo motor eu já tinha um pé atráz com relação ao motor VHT agora vem esse novo motor com o nome de TEC sera que é bom, vamos espera o tempo dira.

  • rafael perez

    espero que esse "novo" motor tec, não seja de "tec tec tec tec", pois TODOS já sabem que esse motor EA111 não VALE NADA!!!!!!!!, a vw, ao invés de se preocupar com a durabilidade, sim, pq muitas vezes aos 30.000 km o motor já foi pro pau, se preocupa com a economia.......acorda meu, eles já são econômicos, eles só não duram nada!!!!, e acreditem, a vw não dá garantia de nada, o meu gol com 32.000 virou "diesel", motor batendo tucho e tudo mais, meu primo com um fox 2010 aos 37.000 km mesma coisa, esse motor não presta!!! saudades do AP...esse era motor!!!!

  • petterson

    gostaria de saber se a vw vai fazer um recall para substituir todos os motores VHT por um TEC pôs a maioria dos proprietarios estao insatisfeito e com prejuizo. É O MINIMO QUE ELA PODE FAZER PARA CONTINUAR VENDENDO OU SE MANTENDO NA PONTA COM O GOL, PÔS A CONCORRENCIA CHEGOU .

  • josildo amorim

    gostaria de sabe se verdade que o motor tec tem 16 v.

  • marcos aurélio

    o grande motor tec da vw e só histiória comprei um voyage o km com 1500 o motor tec apresentou um defeito muito grave pois ele descarrega o tucho e começa a bater valvula ...... o duro e a vw que fica contando mentira pra vc o tempo todo nao recomendo pra ninguem nao deu certo

  • Rogerio Souza

    tenho um voyage G5 comprei zero, motor VHT aos 17.000 bateu tudo a WV consertou, meu irnão com fox aos 25.000 o motor foi pro pau e tem que trocar tudo, tudo mesmo (perdeu a garantia devido as revisõe), e sempre estou com um pé atras com a WV... WV nunca mais!

  • Jean Moreira

    Parabéns pela nova tecnologia , vai ajudar muito no consumo de gasolina. Fiquei impressionado com a idéia.

  • marcelo

    A VW apresenta neste motor, tecnologia de ponta para brasileiros, não há similar no mercado, concentraram seus esforços no que interessa a 90 % dos usuários deste motor, máximo torque em baixas rotações e (por consequência) menor consumo! Estes dias peguei um taxi, Voyage 1.0 TEC, constatei o surpreendente acerto carro/motor/cambio. Segundo o motorista, o melhor 1.0 que já dirigiu na vida! Fala quem entende....(antes ele teve gm classic, siena 1.0, uno 1.0). Problema da VW perder mercado, em unidades, (porque em valor de venda não sei não), é o valor de seus veículos que incorporam alta tecnologia construtiva e embarcada, além de matérias mais duráveis. Já tive vários carros e afirmo, os únicos que não pecam por problemas nos vidros, trincos das portas, durabilidade dos discos e pastilhas de freio, etc, são os VW!!!

  • Luiz Roberto

    Gostaria de saber porque falam tão bem da VW e na hora que voce precisa dela, tiram de lado as responsabilidades. Comprei um Voyage 1.0 ano 209/10 zero kilometro na Ápia em Araraquara, SP. Como as revisões são muito expensivas, decidí manter os cuidados em meu mecanico de confiança usando o lubrificante recomendado pela própria VW. Acontece que, com 125.000 Kms. o motor veio a fundir, ou seja, tive que gastar quase R$5.000.00 para retificar o motor. Minha pergunta é, como falam tanto da VW e na hora que mais precisamos, não somos atendidos???? Me responda por favor!!! Pode? Luiz Roberto, Araraquara, SP.

  • fernando

    marcos aurélio vc não tem garantia de um caro zero? porque eles dão 3 anos de garantia motor e canbio.

  • Reginaldo

    Será que agora a vw conseguiu achar os defeitos dos motores 1.0 deles com esse motor TEC??? espero que sim, mais o duro é que eles nunca se pronunciam assumindo onde está o erro nos motores e o que foi melhorado, não para economia ,mas para durabilidade(digo dos motores que vem fundindo cada vez mais).

  • rodolfo

    Como muitos comprei um gol 2009 completo com motor 1.0 apos 6 meses começou a dar pau, fiz contato com a vw ele mandaram outro motor novo na caixa e trocaram, pagaram meu despachante nao obtive problema algum andei 170mil km nunca deu mais problema ficou bom. Na epoca a culpa ficou no oleo da castrol devido sua densidade estar muito grossa e o pescador destes carros não conseguia levar o oleo para parte de cima do motor, a concessionaria original do vale de SAO JOSE DOS CAMPOS,SP queria fazer a parte de cima, nao deixei fiz contato direto com a fabrica VOLKSWAGEM que substituiu e sanou meu problema rapidinho! abraço!

  • Luciano Leal

    Estou com o meu voyage 2014 com pouco mais de 40.000 km rodados, e até agora só alegria mecânica de modo geral redondinho! antes tive um gol g4, nunca apresentou problemas vendi com 70.000 km!

  • joarez de colatina es

    tenho um gol 2013 m2014 o motor e otmo o carro e ótimo vai do motorista saber usa com consiencia obrigado

  • Lizandro Gomes

    Sempre tive veículos da VW, já tive Gol G3, Gol G4, Saveiro G5, Polo Sedan, Gol G6 e agora tenho uma Saveiro Cross CD, nunca tive problemas com nenhum dos veículos, fiz alguns ajustes pela garantia nas revisões como reparo no ar condicionado e regulagem nas portas. Compro Volkswagen pela segurança e tecnologia que esses veículos tem, as vezes ouço pessoas falando da VW, e vejo que não entendem de nada de veículo, se o carro apresentar algum problema já não presta mais. Podem falar o que quiser mais veículos VW são realmente os melhores, é muita tecnologia embarcada. Lizandro Gomes De Brito.

  • robson

    bom galera,comprei um voyage 2015 1.0 tec,está com 35.000 km e não deu nenhum problema,o motor funciona redondo,é bem economico.na minha opinião esse motor a vw acertou.realmente concordo que o motor vht é porcaria,pois meu tio comprou um gol zero com esse motor e o motor fundiu com um ano de uso.vamos ver se esse motor tec vai pra frente.

  • Anderson

    O meu Voyage 1.0 2013 não tenho o que reclamar da concessionário, a não ser que só funciona os processos internos deles se for por escrito, troco e-mail de tudo com eles.

  • Mairon César

    Gosto dos carros da VW, tenho um VW Gol G2 1.0 16V motor EA111, estou com esse carro ha cerca de 6 para 7 anos, o motor foi feito aos 320.000KM hoje ele esta com aproximadamente 60.000KM, não tenho intenção de vender, é um motor que requer um pouco de atenção do proprietário mas ao contrário do que alguns dizem é um bom motor, tive um Escort 1.6 CHT por 3 anos, abri o motor dele 7x e não foi maltratado 1/10 do que o gol já foi, o problema do cenário nacional de automóveis é que TODAS, TODAS as montadoras visam lucros exorbitantes a qualquer custo, não repassam as tecnologias usadas mundialmente nos carros brasileiros, quando resolvem colocar uma mudança mínima o carro que já é absurdamente caro, comparando com o resto do mundo, fica ainda mais caro.

  • Paulo Almeida

    Esse motor não presta , comprei um Voyage O km , depois da primeira troca de óleo , apresentou um defeito grave , batendo válvula , o pior é ouvir da autorizada que é assim mesmo , fazia uma limpeza no motor e horas depois voltava a fazer barulho de carro velho .NÃO COMPREM VEICULO COM ESSE MOTOR .

  • anderson

    tenho um voyage 1,0 ano 2013 motor tec, ja com123 mil km, faz 12 etanool, so gasto pneu, oleo, correia dentata e vela.

  • Dudu

    Motor bem mais agradável de dirigir e a economia é facilmente perceptível. O delay da resposta do motor ao acelerar diminuiu bastante. Recomendo.

  • vinicius

    TENHO UM GOL 2013 1.0 ITREND. REALMENTE É TEC.TEC.TEC. NA PRIMEIRA PARTIDA.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência