Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 24/07/2012 | 19h28

Goodyear testa óleo de soja na composição de pneus

Mistura pode aumentar vida útil em 10%

AGÊNCIA ESTADO

A fabricante de pneus norte-americana Goodyear anunciou nesta terça-feira, 24, que pesquisadores do centro de inovação da empresa descobriram que o uso de óleo de soja na fabricação de um pneu pode aumentar em 10% a vida útil do produto, além de reduzir o volume de óleo derivado de petróleo usado na produção para até sete milhões de galões por ano.

A companhia informou ainda que testes na fábrica de pneus da Goodyear em Lawton, no Estado norte-americano de Oklahoma, mostraram que o uso de óleo de soja melhora a capacidade de mistura dos componentes. Segundo a Goodyear, os compostos de borracha feitos com óleo de soja misturam-se mais facilmente com a sílica utilizada na produção de pneus. Isso pode aumentar a eficiência da produção, reduzindo o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

Os protótipos de pneus construídos em Lawton serão colocados à prova na área de testes da Goodyear em San Angelo, no Estado do Texas, nos próximos meses. Se o produto passar nos testes, a companhia projeta que os consumidores poderão adquirir pneus feitos com óleo de soja em 2015. O United Soybean Board (USB), organização dirigida por agricultores que supervisiona iniciativas ligadas à soja, está ajudando a financiar o projeto da Goodyear, com uma doação de US$ 500 mil.



Tags: Goodyear, pneus, óleo de soja, eficiência.

Comentários

  • jorge almada

    Estas descoberta poderiam ter sito feita há muito tempo atrás, mas os interesses econômicos certamente retardaram os estudos ( pesquisas) , visto que durante a destilação do petróleo tem se a sobra de quantidade de substâncias aromáticos e dentre elas estão os óleos aromáticos. Atualmente, utiliza óleos minerais que minimizam os efeitos prejudiciais ao meio ambiente e a saúde, mas com esta descoberta certamente o SER HUMANO e NATUREZA. Agradecem!!!!!!!!!! Jorge Luiz Ramos Almada Engenheiro Consultor Plásticos e Borrachas

  • jorge almada

    Há muito tempo que a indústria fabricante de pneus vem procurando um substituto para os óleo aromáticos (plastificantes) , por ser estes produtos muito agressivo ao meio ambiente e a saúde humana. Certamente, não se trata do óleo de soja comum que utilizamos no preparo dos alimentos mas do óleo de soja modificado para se tornar compatível com os outros aditivos que compõem a composição das borrachas utilizadas na fabricação do pneus. Por décadas utilizamos óleo de soja, modificado ( epoxidado), como uma parte do plastificante para o PVC flexível, função similar ao óleo na borracha.

  • ibrahim

    Esse produto sera usado como substituto da borracha natural, que vem dos seringueiros, pelo menos parcialmente?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência