Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 09/08/2012 | 17h31

ANP: aumento de etanol à gasolina só em 2013

Mercado não tem estoques suficientes para elevar a mistura do combustível

AGÊNCIA ESTADO

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) Alan Kardec, disse nesta quinta-feira, 9, que o mercado de etanol não tem estoques suficientes para aumentar a mistura do combustível à gasolina de 20% para 25% antes de abril de 2013, quando a nova safra de cana se inicia.

"Não tem razão para se aumentar este ano (a mistura de etanol anidro). Se discute a partir de 2013", disse Kardec no Encontro Nacional de Gás LP (Enagás), no Rio de Janeiro. Segundo ele, há uma tendência no mundo de queda no preço do açúcar, o que favorece o mercado de etanol. Mesmo assim, ele não acredita que haja oferta antes da próxima safra. Kardec lembrou que a atual safra de cana-de-açúcar se encerra em novembro.

O executivo disse também que a ANP deve aprovar nesta quinta-feira, 9, em reunião de diretoria, resolução para regulamentar os produtores de etanol. A primeira resolução, aprovada pela agência neste ano, visava regular o estoque de etanol e a garantia da oferta do produto. A que será apreciada agora diz respeito à parte burocrática do produtor, com os documentos necessários para que se garanta um tratamento isonômico com as distribuidoras. A ata de reunião deve ser aprovada na semana que vem e, depois, a medida tem de ser publicada em diário oficial.



Tags: ANP, álcool, gasolina, combustível, Alan Kardec.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência