Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 23/08/2012 | 15h37

Mercedes-Benz testa comunicação carro a carro

Frota de 120 automóveis equipada com sistema C2X percorrerá Alemanha até o fim do ano

REDAÇÃO AB

A Mercedes-Benz deu início ao teste de seu programa de comunicação entre veículos (C2X) dentro do projeto SIM (Mobilidade Inteligente Segura, na sigla em inglês) que terá uma frota de 120 unidades que rodará nas estradas da região de Rhine-Main, na Alemanha, até o fim do ano. O objetivo é analisar a eficiência dos automóveis, o conceito de rede entre veículos e sua eficácia no aumento da segurança viária.

Os carros serão conectados por meio de uma rede que também será ligada à infraestrutura de controle de tráfego. Cada veículo manterá os outros atualizados sobre a situação do trânsito a cada momento. Em caso de tráfego intenso, por exemplo, será possível um veículo que está no engarrafamento avisar os outros que estejam se aproximando do local sobre a situação, dando-lhes chance de decidir se devem procurar rotas alternativas.

Segundo a montadora, a tecnologia C2X poderá contribuir para melhorar o fluxo dos carros, que poderão controlar os semáforos de acordo com a demanda. O sistema também poderá avisar sobre as situações em que os motoristas têm dificuldade em visualizar o que acontece na estrada à sua frente, ajudando a evitar colisões e engavetamentos, informar sobre freadas de emergência a quem vem logo atrás ou sugerir o melhor caminho para um estacionamento mais próximo que tiver vagas disponíveis.

“Estamos convencidos de que a comunicação entre veículos irá desempenhar um importante papel na mobilidade do futuro. A comunicação C2X nos permite detectar objetos e situações perigosas muito além da área próxima do veículo e isto é um passo importante no caminho para chegarmos a uma era de condução sem acidentes”, afirma o coordenador geral do projeto SIM, Christian Weiss, encarregado de sistemas cooperativos na área de Pesquisas e Desenvolvimento Avançado do Grupo Daimler.

A companhia também realiza pesquisas sobre comunicação C2X nos Estados Unidos, em sua sede em Palo Alto, na Califórnia, onde está adaptando sistemas em veículos e realizando testes. Por lá a empresa também realizou os projetos de pesquisa NoW (Network on Wheels - rede sobre rodas) e o Fleetnet, cujos resultados foram incorporados nos atuais testes da C2X e sua padronização. Além disso, a Daimler é um dos membros fundadores do CAR 2 CAR Communication Consortium (C2C CC - Consórcio de Comunicações Carro a Carro) e trabalha para a harmonização de sua tecnologia na Europa com o projeto DRIVE C2X.



Tags: Mercedes-Benz, Grupo Daimler, comunicação, veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência