Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 23/08/2012 | 20h13

Negociação entre GM e sindicato não avança

Empresa e trabalhadores debatem sobre o futuro de 1.840 trabalhadores de São José dos Campos

AGÊNCIA ESTADO

A primeira reunião entre a General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), realizada nesta quinta-feira, 23, para discutir a situação dos 1.840 trabalhadores da montadora ameaçados de demissão na unidade paulista, terminou com poucos avanços. Segundo o secretário-geral do sindicato Luiz Carlos Prates, a montadora reapresentou a proposta discutida nos últimos anos com os metalúrgicos, e rejeitada pela categoria, de criação de um banco de horas, com redução de salários e flexibilização da jornada de trabalho na linha de montagem dos veículos Corsa, Meriva e Zafira, modelos já fora de linha, e do Classic, que deixará de ser fabricado.

Montadora e sindicalistas também definiram alguns pontos do programa, aprovado em 4 de agosto, para a suspensão temporária do contrato trabalho (lay-off) por 60 dias de 940 funcionários, que começa na próxima segunda-feira, 27. "Discutimos alguns pontos, como a manutenção do pagamento do INSS para empregados lesionados e teremos 60 dias pela frente para tentarmos chegar a um acordo", disse Prates.

Outros 900 empregados seguirão na linha de montagem do Classic, ao menos até novembro. Segundo Prates, na próxima quarta-feira, 29, haverá nova reunião para discutir a situação e, nesta sexta-feira, 24, os trabalhadores farão uma assembleia na unidade de São José dos Campos para avaliar o lay-off.

Ainda nesta sexta-feira, GM e sindicalistas realizam, na sede da montadora, em São Caetano do Sul (SP), a primeira rodada de negociação da campanha salarial de 2012. Os metalúrgicos pedem um reajuste de 12,86%. Por meio da assessoria de comunicação, a empresa informou que não irá comentar as reuniões.



Tags: General Motors, GM, sindicato dos metalúrgicos, demissão, MRV, Corsa, Meriva, Zafira, Classic.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência