NOTÍCIAS
25/08/2012 | 19h48

Mercado

Honda é a marca que mais cresceu após a redução do IPI

Algumas fabricantes aproveitaram melhor o incentivo


AGÊNCIA ESTADO

A Honda foi a marca que mais ampliou as vendas desde que o benefício de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis entrou em vigor. A média de vendas da fabricante japonesa no bimestre de junho e julho, com o incentivo em vigor, subiu 81,7% em relação à média mensal de janeiro a maio deste ano, quando não havia a redução. O número de emplacamentos passou de 6.975 nos primeiros cinco meses do ano para 12.673 em junho e julho.

O levantamento foi feito pela reportagem da Agência Estado com base nos dados mensais de vendas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A liderança da Honda também se mantém na primeira quinzena de agosto. De 1º a 15 de agosto (últimos números divulgados pela Fenabrave) a marca japonesa vendeu 5.621 automóveis. Comparado com as primeiras quinzenas de janeiro a maio, o aumento dos licenciamentos foi de 68,78%.

De acordo com Julian Semple, consultor sênior da Carcon Automotive, as vendas da Honda foram alavancadas por dois modelos, o sedã Civic e o utilitário esportivo CR-V. Ambos tiveram atualizações no fim do ano passado, mas a disponibilidade dos veículos nas concessionárias só atingiu níveis compatíveis com a demanda na época próxima ao anúncio do IPI reduzido. "Não houve disponibilidade do novo Civic logo após o lançamento", diz. "As vendas começaram a subir a partir do fim de fevereiro e começo de março, mas a produção foi normalizada mais para frente, já perto do IPI", afirma.

OS OUTROS

As dez montadoras líderes de vendas no Brasil tiveram aumento dos emplacamentos no período com benefício do IPI. Depois da Honda, a Peugeot foi a que apresentou maior crescimento. De janeiro a maio, a marca francesa vendeu em média 4.520 automóveis. Em junho e julho, 6.803, uma alta de 50,48%.

Entre o grupo das chamadas quatro grandes montadoras, a Fiat teve o melhor desempenho nesta mesma base de comparação. O crescimento na média de vendas mensal foi de 48,93%. Os aumentos da Volkswagen e da Ford ficaram próximos ao registrado pela montadora italiana: respectivamente, 45,66% e 44,89%. A General Motors não aproveitou tão bem o período se comparada às rivais, crescendo 23,53%, o pior resultado entre as dez montadoras.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
INOVAÇÃO | 19/01/2018
Há alguns obstáculos para fazer dar certo a relação entre elefantes e formiguinhas
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 22/01/2018
Salão de Detroit sedia apresentações globais direcionadas aos EUA
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório