Leves
|
28/08/2012
|
20h09
Volkswagen Kombi completa 55 anos
Foram vendidas mais de 1,53 milhão de unidades do modelo no Brasil
REDAÇÃO AB
A Volkswagen comemora no domingo, 2 de setembro, 55 anos de produção da Kombi no Brasil. O veículo é fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP) desde 1957 e já teve 1,53 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento. O modelo foi ainda o primeiro da marca alemã a ser montado no País.
A veterana figurou como 8º comercial leve mais vendido no mercado nacional entre janeiro e julho deste ano, com 14,9 mil unidades, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave. A Kombi também foi líder no segmento de furgões no período, com 31% de participação. Em igual período de 2011, o modelo figurava na 7ª posição em vendas de comerciais leves, apesar do volume menor, de 14,3 mil emplacamentos. Atualmente saem da fábrica paulista da companhia 90 unidades diárias.
A Volkswagen garante que o consumidor da Kombi hoje tem perfil bem diferente dos clientes que compram carros de passeio. Segundo a montadora, quem adquire o modelo quer aproveitar a relação custo-benefício, robustez e facilidade de manutenção. Por essas características e pela sua capacidade de carga, o veículo ficou conhecido como “a tonelada mais barata do mercado.”
TRAJETÓRIA
O modelo foi desenvolvido pelo holandês Ben Pon na década de 40, com a intenção de aproveitar o conjunto mecânico do Fusca em um veículo comercial. A produção começou na Alemanha em 1950. A fabricação brasileira foi iniciada em 1957 com 50% de conteúdo nacional. Daqui, a Kombi era exportada para mais de 100 países.
O comercial leve teve uma reestilização importante em 1975, quando passou a ser equipada com motor 1.6, e outra em 2005, quando ganhou motor 1.4 Total Flex, com potência de até 80 cv. Depois de tantos anos de história, o modelo deve sair de linha em breve, no máximo em 2014, ano em que entra em vigor a obrigatoriedade de airbag duplo e freios ABS para todos os carros vendidos no Brasil.
Com projeto antigo, a Kombi dificilmente conseguirá cumprir a nova legislação. Em substituição ao tradicional modelo, a Volkswagen deve lançar no País a van Transporter, produzida sobre a plataforma PQ75.
Tags: Volkswagen, VW, Kombi, 55 anos.