Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 29/08/2012 | 13h31

Fernando Landgraf assume presidência do IPT

Instituto inaugura laboratórios durante a posse

REDAÇÃO AB

Fernando José Gomes Landgraf, engenheiro metalurgista e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), assumiu na segunda-feira, 27 de agosto, a presidência do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), sucedendo João Fernando Gomes de Oliveira, engenheiro mecânico e professor da Escola de Engenharia de São Carlos, que estava à frente do instituto desde janeiro de 2008.

Durante a solenidade de posse o IPT inaugurou dois laboratórios ligados ao setor de energias renováveis e o novo prédio com capacitações em bionanomanufatura. O simulador solar que entra em operação no Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento (LIP), ligado ao Centro de Tecnologia do Ambiente Construído (Cetac) do IPT, dará suporte ao desenvolvimento de produtos e realizará testes para atendimento da certificação compulsória de aquecedores de água que utilizam a energia solar.

O novo forno de solidificação direcional de silício dará apoio ao desenvolvimento do projeto que investiga rotas alternativas para a produção de silício grau solar, matéria-prima na fabricação de coletores solares fotovoltaicos destinados à geração de energia elétrica.

Um investimento de R$ 46 milhões permitiu a construção, no campus do IPT, em São Paulo, do prédio de bionanomanufatura, com 8.000 metros quadrados, para estudo de biotecnologia visando ao desenvolvimento de produtos e processos com organismos vivos; tecnologia de partículas com foco na microencapsulação de componentes químicos e terapia medicinal, como no caso de cosméticos; micromanufatura de equipamentos e metrologia.



Tags: IPT, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Cetac, energia solar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência