Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas | 06/09/2012 | 19h47

Vendas de agosto crescem 5,1% contra julho

Houve queda de 0,1% no acumulado do ano

MÁRIO CURCIO, AB

O setor de máquinas agrícolas registrou 6.550 unidades vendidas no atacado em agosto, alta de 5,1% na comparação com julho. No acumulado do ano, o segmento apresenta queda de 0,1%. Em agosto, a comercialização de tratores de rodas no atacado somou 5.443 unidades, alta de 5% na comparação com julho. No acumulado até agosto, o crescimento foi de apenas 0,5%.

“Neste ano, os programas de agricultura familiar apresentaram ritmo menor de venda de tratores. Os pequenos agricultores estão comprando mais implementos”, afirma o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Milton Rego.

A maior alta em agosto foi das colheitadeiras, com 414 unidades vendidas, crescimento de 17,9%. “Os agricultores têm-se juntado para comprar esses equipamentos em grupo em vez de alugá-los.” No acumulado do ano foram comercializadas 3.093 máquinas desse tipo, 7,5% a mais que em 2011. Os tratores de rodas tiveram 36.028 vendidas no acumulado até agosto, alta discreta de 0,5% em relação ao mesmo período de 2011.

A entidade prevê fechar o ano com pouco mais de 65 mil máquinas, sem crescimento em relação ao ano passado. “Mas é preciso dizer que todo o setor recebeu bem a notícia da redução do PSI de 5,5% para 2,5% durante a Expointer”, disse Rego, referindo-se à importante feira agropecuária realizado no Rio Grande do Sul, encerrada no domingo, 2 de setembro. “De modo geral, estamos otimistas. Notamos que os agricultores querem se mecanizar.”

A taxa mais baixa vai até o fim de dezembro, mês que pode impulsionar a venda de colheitadeiras. PRODUÇÃO SEMELHANTE A 2011

A produção de máquinas agrícolas em agosto atingiu 7.551 unidades, pequena queda de 0,1% na comparação com julho. No acumulado de janeiro a agosto, o setor revela alta de 3,6%.

Milton Rego acredita ser difícil manter este ano o nível de exportações de máquinas agrícolas do ano passado: “É uma pena, porque tempos um parque industrial muito importante.”

Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:



Tags: Máquinas agrícolas, Milton Rego, Anfavea, tratores, agricultora familiar, agricultor, colheitadeiras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência